Bolsonaro admite estadia na Embaixada da Hungria: "Não vou negar"

Ao Metrópoles, o ex-mandatário afirmou manter "um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo" que "estão preocupados"

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que esteve por dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, após ter seu passaporte confiscado pela operação da Polícia Federal que investiga esquema de tentativa de golpe de Estado.

A apreensão do documento ocorreu em 8 de fevereiro de 2024. Conforme imagens de segurança obtidas pelo The New York Times, o ex-mandatário chegou ao local no dia 12 do mesmo mês.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação”, disse Bolsonaro ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

 

LEIA TAMBÉM | Após operação da PF sobre golpe, Bolsonaro se escondeu na Embaixada da Hungria em Brasília

Pela lei internacional, as embaixadas são consideradas invioláveis, ou seja, elas não podem ser alvos de busca, requisição, embargo ou medida de execução. Dessa forma, Bolsonaro não poderia ser detido no local, mesmo com ordem de prisão, sem autorização de autoridades húngaras.

O ex-chefe do Executivo brasileiro mantém relação amigável com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, líder de extrema direita. Em 2022, Bolsonaro chegou a chamá-lo de "irmão". Na posse de Javir Milei como presidente da Argentina, Orban retribuiu o comentário chamando o ex-presidente de "herói".

Após a operação de 8 de fevereiro, o líder postou uma mensagem de apoio a Bolsonaro, classificando-o como "um patriota honesto" e pedindo para ele "continuar lutando". Já durante estadia na embaixada, ele foi servido pelo embaixador do país no Brasil, Miklós Halmai, e membros de sua equipe.

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jair Bolsonaro Embaixada da Hungria passaporte Polícia Federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar