Tiro com arco adaptado nas Paralimpíadas: conheça mais a modalidade

O tiro com arco adaptado é uma das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam hoje, terça-feira, 24. Conheça mais a modalidade, incluindo participação do Brasil e regras

Uma das mais tradicionais modalidades das Paralimpíadas, o tiro com arco adaptado está presente nos Jogos desde a primeira edição em Roma (Itália), em 1960. O Brasil fez sua estreia em Paralimpídas em 1972 nos Jogos de Heidelberg (Alemanha), e na época foi representado pelo arqueiro Robson Sampaio de Almeida. A Rio 2016 marcou o retorno dos brasileiros às disputas do tiro com arco adaptado, após um longo hiato. E a partir das 21 horas (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (26), a delegação brasileira, com seis arqueiros (homens e mulheres), inicia a busca pelo pódio inédito.

De forma geral, a modalidade atrai atletas com amputações, lesão na coluna, paralisia cerebral, doenças disfuncionais e progressivas, ou com múltiplas deficiências. Os arqueiros são divididos em duas classes: a W1 (arco composto) é reservada àqueles com deficiências graves (três ou quatro membros), que necessitam da cadeira de rodas, e a classe Open (arco recurvo ou composto) agrega atletas com deficiência em um membro (superior ou inferior), ou dois membros (ambos inferiores ou do mesmo lado do corpo).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As regras são as mesmas do tiro com arco olímpico. O objetivo é acertar as flechas no alvo - ou o mais próximo possível - localizado a 70 metros de distância do arqueiro. O lance certeiro no alvo vale a pontuação máxima (10 pontos). O círculo de 1,22 m de diâmetro tem 10 círculos concêntricos, sendo que o mais externo soma apenas um ponto.

Brasileiros

Dos seis representantes do país, quatro estrearam no tiro com arco adaptado na Rio 2016 e voltarão a competir na Tóquio 2020. Há seis se dedicando à modalidade na classe Open, a goiana Jane Karla, de 46 anos, chega com chances de subir ao pódio no Japão. No ano passado, a atleta que compete com o arco composto, bateu o recorde mundial indoor (ambiente fechado) em Nines (França). Antes de estrear na modalidade na última edição do Jogos, Jane Karla era mesatenista e já havia disputado as Paralimpídas de Pequim (2008) e Londres (2012).

Entre os estreantes da classe Open estão o paranaense Andrey Muniz de Castro, de 28 anos, Fabíola Dergovics, de 54 anos, e Heriberto Alves Roca, de 41 anos, nascido em São Caetano do Sul (SP) . Os três arqueiros brilharam este ano no Parapan-Americano, em Monterrey (México), nas mesmas provas que disputarão no Japão: Fábíola faturou medalha de ouro no arco recurvo, Andrey a prata no arco composto, e Heriberto levou a prata no arco recurvo por equipes mistas (mascuino).

Em sua primeira participação paralímpica, o goiano Helcio Luiz Perilo, de 52 anos, vai competir pela classe W1. Este ano ele garantiu a prata no Parapan do México. Na mesma classe, no feminino, o Brasil contará com a goiana Rejane Cãndida da Silva, de 45 anos, A arqueira, que estreou na Rio 2016, também fez bonito no Parapan do México deste ano ao conquistar a prata.

Programação - horário de Brasília

W1 - masculino

  • Ranking round: 26/08 - a partir das 21 horas
  • Final: 31/08

W1 - feminino

  • Ranking round: 26/08 - a partir das 21 horas
  • Final: 01/09

Open arco recurvo - feminino

  • Ranking round: 26/08 - a partir das 21 horas
  • Final: 02/09

Open arco composto - feminino

  • Ranking round: 26/08 - a partir das 21 horas
  • Final: 30/08

Open arco recurvo - masculino

  • Ranking round: 27/08 - a partir das 2 horas
  • Final: 04/09

Open arco composto - masculino

  • Ranking round: 27/08 - a partir das 2 horas
  • Final: 04/09

W1 - equipes mistas

  • 1ª fase: 28/08 - a partir das 23h50
  • Final: 29/08

PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tiro com arco adaptado tiro com arco adaptado paralimpíadas tiro com arco tiro com arco paralimpíadas paralimpíadas paralimpíadas tóquio 2021 paralimpíadas tokyo jogos paralímpicos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar