Olimpíadas de Paris 2024: breakdance, igualdade de gênero... como vai ser?

A cerimônia de abertura dos próximos Jogos Olímpicos acontecerá às margens do rio Sena, em Paris, na França, e terá breakdance entre as modalidades. As Olimpíadas vão de 26 julho a 11 de agosto de 2024. Veja como vai ser

Os japoneses encerraram os Jogos Olímpicos neste domingo, 8, e passaram o bastão para Paris, na França, a próxima Capital a sediar o evento esportivo. Veja como vai ser:

Quando vai começar a Olimpíada?

Devido ao atraso na Olimpíadas de Tóquio, a contagem regressiva para o próximo evento será menor que o habitual, de quatro para três anos. Com início previsto para daqui a 1.083 dias, Paris 2024 terá cerimônia de abertura em 26 de julho, às margens do rio Sena.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cartões-postais e igualdade de gênero em Paris 2024

Os jogos parisienses, que terão disputas em cartões-postais da França, trarão ainda uma série de mudanças. O evento será o primeiro a ter igualdade de gênero nas disputas. Tóquio 2020 teve um percentual de 48,8% de participantes femininas 48,8%, enquanto a Rio 2016 teve número ainda menor: 45,6%.

Olimpíadas de Paris: que modalidade sai e qual entra

A edição da França, com 38 modalidades, terá a inclusão da canoagem slalom extremo e do breakdance - estilo de dança de rua. Além da permanência do surfe (que será disputado no Taiti, já que Paris não tem praias), skate e escalada, que estrearam em Tóquio. Por outro lado, as modalidades de beisebol/softbol e karatê não serão disputadas em 2024.

 

Os Jogos de Paris contarão com um total de 329 eventos, 10 a menos, e com 22 competições mistas, quatro a mais em comparação com os Jogos de Tóquio. Serão disputadas provas mistas na vela, atletismo, canoagem slalom extremo e tiro esportivo, por exemplo.

Redução dos Jogos em Paris 2024

Haverá ainda uma redução na cota de atletas, serão 10.500 atletas em 2024, quase 600 a menos em comparação com Tóquio 2020. Com isso, acontecerá também uma redução no tamanho geral e na complexidade dos Jogos.

A maior redução de cotas foi feita no levantamento de peso, que também teve quatro eventos retirados do programa. Serão cinco provas por gênero, com cota de 120 atletas, ante 196 em Tóquio (e 260 no Rio 2016).

A segunda maior redução veio no boxe. Ao mesmo tempo, o esporte alcançará plena igualdade de gênero na participação de atletas pela primeira vez em Paris 2024. Serão sete eventos masculinos e seis femininos, com as categorias de peso específicas a serem finalizadas pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) no quarto trimestre deste ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

olimpíadas de paris 2024 olimpíadas 2024 olimpíadas de paris breakdance olimpíadas na frança olimpíadas paris breakdance jogos olímpicos paris paris 2024 olimpíadas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar