Celebração e agradecimento: como foi a cerimônia de encerramento da Olimpíada de Tóquio

Confira os principais momentos do encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

As Olimpíadas de Tóquio 2020 chegaram ao fim neste domingo, 8. Em uma cerimônia de encerramento realizada sem público nas arquibancadas, em clima de festa com show de luzes e muita música, os japoneses celebraram o fim dos Jogos e fizeram a passagem de bastão para a França, que será sede da edição de 2024.

A cerimônia começou com a entrada das bandeiras dos 205 países, seguida do desfile dos atletas que participaram nestes Jogos Olímpicos, marcados sobretudo pela Covid e as restrições sanitárias, como a realização de competições com portões fechados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No início da noite, a pira olímpica, acesa no dia 23 de julho, foi apagada.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, recebeu a bandeira olímpica das mãos do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, na cerimônia.

Essa transferência entre a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, por meio do presidente do COI, marca o início da 33ª Olimpíada, que terminará com os Jogos Olímpicos (26 de julho a 11 de agosto de 2024) e as Paralimpíadas (28 de agosto a 8 de setembro do mesmo ano), na capital da França.

Ao mesmo tempo, comemorações com medalhistas franceses acontecem em Paris. Os organizadores das Olimpíadas de na França planejaram hastear uma bandeira gigante na Torre Eiffel, mas "as condições climáticas não permitem", disseram eles.

Em Tóquio, uma sequência artística de cerca de 10 minutos que inclui uma parte da música composta pelo artista francês Woodkid, foi programada para selar a passagem de Tóquio a Paris.

Com informações da AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar