Olimpíada: Biles diz que preocupações com saúde mental provocaram saída da final por equipes

A atleta compete ainda em outras modalidades da ginástica, pelo individual geral, solo, salto e trave

A superestrela da ginástica, a americana Simone Biles, declarou que preocupações com sua saúde mental a levaram a abandonar a final por equipes nas Olimpíadas de Tóquio nesta terça-feira, 27. Ela chegou a competir, mas após uma nota abaixo de sua média no salto, foi substituída. A competição terminou com as atletas russas desbancando as estadunidenses, que ficaram com a prata.

"Assim que eu piso no tatame, sou só eu e a minha cabeça... lidando com demônios (...) Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar", explicou a americana. A atleta compete ainda em outras modalidades da ginástica, pelo individual geral, solo, salto e trave, mas não confirmou presença na final do individual geral, realizado na quinta-feira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS| Olimpíadas de Tóquio: Simone Biles é substituída durante a final por equipes na ginástica

+"Sinto que tenho o peso do mundo nos ombros", desabafa ginasta Simone Biles

A atleta foi a última ginasta da equipe a competir no salto e acabou errando no ar. Ela não reproduziu o salto anunciado, realizando uma pirueta a menos. O erro forçou Simone a ter uma aterrissagem problemática e quase caiu. Com a nota, abaixo do padrão da ginasta, ela então foi retirada dos outros aparelhos, ficando na reserva da equipe dos Estados Unidos.

A estrela da ginástica, que conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Rio-2016, abandonou por alguns minutos o local de competição, mas voltou pouco depois já com o status de substituta para as barras assimétricas e os outros dois aparelhos do programa (solo e trave).

Segundo a Federação Americana de Ginástica, minutos após Simone ser substituída, a atleta teria deixado a prova por um problema médico. "Simone saiu da final por equipes devido a um problema médico. Ela será avaliada diariamente para determinar a liberação médica para competições futuras", afirma um comunicado à AFP.

Na segunda-feira, 26, a atleta desabafou nas redes sociais afirmando sentir o "peso do mundo em suas costas. Na classificação, ela cometeu erros em todos os aparelhos, mesmo assim, finalizando a etapa em primeiro lugar, seguida pela brasileira Rebecca Andrade.

Com informações da AFP

sah/gj/rcw/mr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Oly ginástica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar