Por que o basquete do Brasil não está nas Olimpíadas de Tóquio?

A seleção brasileira masculina e feminina do esporte não conseguiram se classificar para as Olimpíadas de Tóquio 2021. Entenda o que aconteceu com o basquete do Brasil

Os jogos de basquete já tiveram início nas Olimpíadas de Tóquio 2021, com a presença de estrelas do esporte, como Kevin Durant, Luka Doncic, Rudy Gobert e Sue Bird. Contudo, tanto na categoria masculina como na feminina, não há representantes brasileiros. Essa é a segunda vez que o Brasil não participa do basquete nos Jogos Olímpicos. A primeira vez aconteceu em 1976, em Montreal, no Canadá.

Os fracassos das seleções brasileiras aconteceram em torneios pré-olímpicos. O time feminino jogou em fevereiro de 2020 a competição qualificatória, em Bourges, na França, mas perdeu os três jogos que disputou, para França, Porto Rico e Austrália, o que eliminou a equipe dos Jogos, pois somente as três melhores classificadas dentre as quatro nações tinham direito às vagas. É a primeira vez desde as Olimpíadas de 1992, em Barcelona, na Espanha, que o Brasil não se classifica para o basquete feminino.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os homens, por sua vez, deixaram a vaga escapar em julho de 2021. Os brasileiros chegaram na decisão do pré-olímpico em Split, na Croácia, mas foram derrotados pela Alemanha. Somente o campeão deste torneio garantia vaga nos Jogos. Assim, o basquete masculino do Brasil volta a ficar ausente das Olimpíadas desde 2008, quando os alemães superaram os brasileiros nas quartas de final do torneio pré-olímpico.

Vale lembrar que também não há brasileiros atuando nas categorias masculinas e femininas do basquete 3x3, uma variação deste esporte.

Apesar do mau momento recente, o Brasil tem tradição no basquete nos Jogos Olímpicos, com três bronzes (Londres-1948, Roma-1960 e Tóquio-1964) no masculino, além de uma medalha de prata (Atlanta-1996) e uma de bronze (Sydney-2000) no feminino.

Curiosidades das Olimpíadas

Olimpíadas de Tóquio: confira as últimas notícias

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Basquete Brasil Basquete Olimpíadas basquete brasil Olimpíadas basquete olimpíadas de tóquio olimpíadas de tóquio 2021 olimpíadas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar