Globo iluminado por drones repercute na Abertura das Olimpíadas; entenda

Com 1.824 drones utilizados para formar a imagem de um globo iluminado, dúvidas sobre o show sincronizado repercutem na Abertura das Olimpíadas; entenda como tudo foi produzido

22:12 | Jul. 23, 2021

Cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Tóquio também acontecerá no Estádio Olímpico, assim como foi nas Olimpíadas; veja onde assistir ao vivo na TV e online, além de qual horário e dia (foto: Foto: Andrej Isakovic/AFP)

Com os Jogos Olímpicos de Tóquio oficialmente abertos, a cerimônia ganhou repercussão ao redor do mundo e um dos principais destaques foram os desenhos formados por drones no céu. Ao todo, 1.824 aparelhos foram utilizados para gerar a marca do evento e um globo terrestre por meio de luzes nas cores azul e branco. Após o show sincronizado, crianças apareceram cantando a música “Imagine”, de John Lennon, acompanhadas por cantores famosos de todo o mundo.

Fornecidos pela Intel, uma das parceiras do evento, os aparelhos funcionam por energia elétrica, possuem quatro hélices e utilizam luzes LED. A empresa também informou que um único computador pode controlar milhares de drones. Além disso, os drones usam a conexão 5G de alta velocidade fornecida pela Nippon Telegraph and Telephone (NTT).

Na produção do show sincronizado, a empresa também informou que é estudado as áreas seguras para o voo, a posição dos espectadores e os melhores ângulos de visão para o show. Para formar os desenhos, o primeiro passo é a criação da apresentação em 3D a partir de um programa de computador. Por meio desse software, a equipe gera uma prévia dos movimentos, permitindo que os equipamentos não batam uns nos outros.

Os valores da apresentação de drones na abertura dos jogos de Tóquio não foram divulgados, porém, de acordo com o portal G1, produções como essas podem chegar a até US$ 300 mil. Vale destacar que os drones serão utilizados com frequência para transmitir as competições ao vivo em alta resolução.

Curiosidades das Olimpíadas

+ Onde e como surgiram as Olimpíadas

+ O que representa a Tocha Olímpica

+ Quanto custou as Olimpíadas de Tóquio

+ Quais as modalidades terão nos Jogos Olímpicos

+ Quais países participarão dos Jogos Olímpicos

+ Olimpíadas de Tóquio: quem são os favoritos

Olimpíadas de Tóquio: últimas notícias

+ "Imagine", drones e mensagem de união: confira como foi a abertura da Olimpíada de Tóquio

+ Massagista da equipe espanhola de ciclismo testa positivo, mas atletas poderão competir

+ Olimpíadas de Tóquio: conheça os cearenses que disputam medalhas nos jogos

+ Conheça os brasileiros favoritos à medalha nas Olimpíadas de Tóquio