COB: 75% dos atletas brasileiros que vão à Olimpíada estão imunizados com vacina contra Covid

90% dos esportistas nacionais que vão a Tóquio receberam pelo menos uma dose. Comitê confirmou que alguns atletas recusaram imunização, mas não divulgou números

Na última terça-feira, 13, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou o balanço de que 75% dos atletas do Brasil que estarão em Tóquio estão imunizados e 90% receberam ao menos a primeira dose. O comitê também revelou que alguns recusaram a vacina, mas devido a não obrigatoriedade poderão participar da competição.

|Leia mais|

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O diretor do COB, Jorge Bichara, não divulgou quais atletas preferiram não tomar o imunizante. Segundo Bichara, estes profissionais terão os nomes protegidos por questão de ordem pessoal, mas serão os mais cobrados nos cuidados.

“Tivemos atletas que optaram por não se vacinar, mas vamos preservar os nomes porque é uma questão de ordem pessoal. Temos nossas convicções, entendemos como muito importante, mas respeitamos as posições de cada um. Vamos cobrar de todos e mais desses atletas os respeitos às condições de segurança e de todo o grupo do qual estão fazendo parte", relatou Jorge Bichara.

|Leia mais|

O COI (Comitê Olímpico Internacional) não obriga os atletas a estarem vacinado para competir em Tóquio. Porém é extremamente recomendado e a própria entidade internacional fez um acordo com a Pfizer e com o comitê olímpico chinês para distribuição de vacinas. O Brasil recebeu o número três vezes maior que a demanda e doou os excedentes para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Alguns dos atletas optaram por não se vacinar e outros foram impossibilitados devido alguma circunstâncias. Os brasileiros estão indo para um país que está com 31% das pessoas imunizadas, de acordo com os dados do Our World in Data. Um hotel que hospeda a equipe de judô relatou cinco casos de Covid-19, mas tiveram os funcionários afastados antes da chegada do grupo de judocas. Vale destacar que em caso de contaminação pela Covid-19 o atleta infectado estará de fora da disputa das Olímpiadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Olímpiadas de Tóquio Olímpiadas do Japão Atletas tomaram vacina para irem as Olímpiadas do Japão Atletas recusaram a vacina

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar