Morre ginasta Isabelle Marciniak, aos 18 anos, após luta contra linfoma

Isabelle Marciniak tinha trajetória emblemática com ginástica rítmica. Aos 14 anos, ela conquistou ouro no 1º campeonato nacional; saiba quem era atleta

16:33 | Dez. 25, 2025

Por: Mateus Brisa
Os treinamentos e o cotidiano esportivo de Isabelle Marciniak foram interrompidos devido ao tratamento do linfoma (foto: Reprodução/Federação Paranaense de Ginástica)

A ginasta paraense Isabelle Marciniak morreu nessa quarta-feira, 24, véspera de Natal, aos 18 anos de idade. Ela batalhava contra um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema de defesa do organismo. A jovem estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR).

O falecimento foi confirmado pela Federação Paranaense de Ginástica, que lamentou: “Isabelle fez parte da história do Clube Agir, onde construiu conquistas importantes e brilhou em Campeonatos Paranaenses e Brasileiros”.

“Entre seus últimos feitos, destaca-se o título de campeã com o trio adulto do Clube Agir, em 2023, resultado de seu comprometimento e espírito de equipe. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de equipe, treinadores e toda a comunidade da ginástica”.

“Que sua história, sua paixão pelo esporte e sua lembrança sigam vivas como inspiração para todos que acreditam na ginástica como ferramenta de formação humana e transformação”, concluiu a federação.

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) também se manifestou sobre a morte, classificando Isabelle como uma “jovem talentosa” que deixou sua marca na modalidade rítmica do País.

O velório da atleta ocorre nesta quinta-feira, 25, em Curitiba, com sepultamento previsto para o final da tarde no Cemitério Paroquial de Orleans.

A jovem esportista deixa a mãe, Michelle, e o pai, Marcelo.

Isabelle Marciniak: trajetória interrompida

Isabelle Marciniak tinha uma trajetória emblemática com a ginástica rítmica nacional. Aos 14 anos, ela conquistou ouro em seu primeiro campeonato nacional da modalidade. Seus treinamentos e cotidiano esportivo foram interrompidos pela necessidade do tratamento do linfoma.

Em fevereiro último, familiares de Isabelle organizaram uma “vaquinha” online para custear um transplante de medula óssea e o custeio de medicamentos caros. Isabelle chegou a realizar o transplante, mas enfrentou complicações no período pós-operatório.