Roland Garros 2025: quem João Fonseca vai enfrentar na 3ª fase?

João Fonseca venceu Pierre-Hugues Herbert, avançou à 3ª fase de Roland Garros e aguarda rival que sai do duelo entre Monfils e Draper

16:52 | Mai. 29, 2025

Por: Caynã Marques
João Fonseca avança à 3ª fase de Roland Garros 2025 e mantém vivo o sonho brasileiro no Grand Slam francês; próximo rival sai ainda nesta quinta-feira (foto: Christine POUJOULAT / AFP)

Único brasileiro restante na modalidade individual em Roland Garros 2025, João Fonseca segue vivo pelo sonho de conquistar seu primeiro Grand Slam na França. Após eliminar Hubert Hurkacz na terça-feira, o jovem tenista venceu nesta quinta o francês Pierre-Hugues Herbert e garantiu vaga na terceira fase do torneio.

Sinner vence Gasquet, que encerra carreira com eliminação em Roland Garros; CONFIRA

Agora, Fonseca se aproxima das etapas mais decisivas, onde estarão os principais nomes do circuito mundial, incluindo os líderes do ranking da ATP.

O adversário do brasileiro na próxima fase ainda não está definido. Ele sairá do confronto entre o britânico Jack Draper (número 5 do mundo) e o francês Gaël Monfils (42º do ranking), partida que também ocorre nesta quinta-feira, 29.

O duelo válido pela terceira fase será disputado no sábado, 31 de maio.

Roland Garros: quem pode enfrentar João Fonseca na 3ª fase?

Confira um perfil dos dois possíveis adversários de Fonseca:

Jack Draper (5º do ranking ATP)

Aos 23 anos, Draper vive sua melhor fase na carreira. Com um jogo consistente no fundo de quadra e um saque potente, o britânico chega como um dos favoritos ao título em Roland Garros. Em 2025, venceu dois torneios no circuito europeu e tem se mostrado sólido no saibro.

Caso confirme o favoritismo contra Monfils, será um teste de alto nível para o jovem brasileiro.

Gaël Monfils (42º do ranking ATP)

Veterano e ídolo da torcida francesa, Monfils disputa Roland Garros com o apoio das arquibancadas. Aos 38 anos, ainda apresenta seu estilo explosivo e carismático, com jogadas acrobáticas e muita experiência.

Embora não viva seu auge técnico, o atleta poderá surpreender, especialmente jogando em casa. Um confronto contra Fonseca teria um forte apelo emocional e o apoio da torcida local.

Roland Garros: Brasileiros que brilharam em Roland Garros

A história do Brasil em Roland Garros é marcada por grandes momentos. O maior deles foi protagonizado por Gustavo Kuerten, tricampeão do torneio em 1997, 2000 e 2001, e eternizado como um dos maiores nomes do saibro.

Duplas de Stefani, Bia Haddad e Orlando Luz avançam em Roland Garros; VEJA

Antes dele, Maria Esther Bueno chegou à semifinal de simples em 1960 e conquistou o título de duplas mistas nos anos de 1960 e 1962.

  • Entre os homens, Thomaz Koch alcançou as quartas de final em 1968, enquanto Thomaz Bellucci chegou às oitavas em 2010.
  • No feminino, Teliana Pereira disputou o torneio em diversas edições na década de 2010, mas não avançou além da segunda rodada.

Independentemente do adversário, João Fonseca já faz uma campanha histórica e coloca o tênis brasileiro novamente em evidência em um dos palcos mais tradicionais do esporte mundial.