PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Comitê olímpico italiano determina suspensão de todos os eventos esportivos até o dia 3 de abril

Apesar da determinação da entidade, ainda cabe ao Governo Italiano aceitar a solicitação e validar o pedido do comitê

Victor Hugo Pinheiro
15:43 | 09/03/2020
Campeonato Italiano deve ser suspenso até 3 de abril por conta do coronavírus
Campeonato Italiano deve ser suspenso até 3 de abril por conta do coronavírus (Foto: Vincenzo PINTO / AFP)

O surto de coronavírus na Itália segue impactando nas competições esportivas. Nesta segunda-feira, 9, o Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI) determinou a paralisação de todos os eventos esportivos no país até o dia 3 de abril. Com isso, cabe ao Governo Italiano acatar ou não a determinação do comitê. Entretanto, a tendência é que o Governo Italiano emita uma nota validando a decisão. A Série D do Campeonato Italiano já optou pela paralisação de todas as atividades até 3 de abril. 

Na última semana, o Governo Italiano já havia decretado que todos os eventos esportivos disputados no país sejam realizados com portões fechados até o dia 4 de abril. As medidas estão sendo tomadas para evitar a proliferação do coronavírus entre os italianos. A Itália é o país europeu mais afetado pelo vírus, com 7.375 infectados e 366 mortes.

"Confirmando que em todas as ações e circunstâncias a proteção da saúde é a principal prioridade de todos, no final da reunião, a CONI estabeleceu por unanimidade que: todas as atividades esportivas estão suspensas em todos os níveis até 3 de abril de 2020; para cumprir esse ponto, o governo é obrigado a emitir um decreto ministerial que pode exceder o atual vigente", afirmou o comunicado emitido pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano.

A decisão do CONI não interfere em competições organizadas pela Uefa (Liga dos Campeões e Liga Europa). Entretanto, caso o Governo Italiano acate a medida, a situação dos clubes italianos nas competições europeias pode mudar.

Em razão do coronavírus, nove ligas nacionais pelo mundo tiveram jogos por suspenso. Na Europa, a Suíça suspendeu as duas principais divisões até o dia 23 de março.

Veja vídeo: