Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Brasileirão, com 190 gols

Ídolo do Vasco, Dinamite morreu neste domingo, 8 de janeiro, aos 68 anos, vítima de um câncer no intestino. O ex-jogador está marcado na história do futebol brasileiro como o maior artilheiro do principal campeonato nacional de futebol

O futebol brasileiro perdeu um de seus mais emblemáticos personagens na manhã deste domingo, 8 de janeiro. Vítima de um câncer no intestino, Roberto Dinamite morreu aos 68 anos. Ídolo máximo do Vasco da Gama, ele deixa seu nome marcado na história do esporte nacional como o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Em 21 anos de carreira, entrou em campo para defender apenas cinco camisas diferentes: Vasco da Gama, Barcelona, Portuguesa-SP, Campo Grande-RS e Seleção Brasileira. Mas foi com a camisa do Cruzmaltino que se notabilizou pela agilidade e inteligência, além da potência de seus chutes.

Com o emblema do Gigante da Colina estampado no peito, Dinamite marcou 717 gols em 1.127 jogos, entre os anos de 1971 e 1992. Boa parte desses gols foram assinalados na maior competição de futebol do País, o Campeonato Brasileiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, foram 190 gols em 328 jogos, com média de 0,58 gol/partida – quase um gol a cada dois jogos.

Seu feito foi tamanho que o eterno camisa 10 do Vascão está à frente (e muito) de nomes gênios da bola como Romário, Zico, Serginho Chulapa e até de Pelé. O artilheiro que mais se aproximou de Dinamite foi Fred, que marcou 158 gols em passagens por Cruzeiro, Fluminense e Atlético Mineiro, entre 2004 e 2022.

 

Os maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro



Roberto Dinamite

Roberto Dinamite, ex-jogador do Vasco e da seleção brasileira, morreu neste domingo, 8, aos 68 anos de idade. O maior ídolo da história do time carioca lutava contra um câncer de cólon intestinal, mesma doença que vitimou Pelé.

O jogador nasceu em 13 de abril de 1954, na Baixada Fluminense. No Vasco, ganhou o apelido que carregaria pelo resto da carreira após marcar um gol contra o Internacional, em 1971, quando tinha 17 anos. 

No clube, Dinamite conquistou um Campeonato Brasileiro, em 1974, e cinco Campeonatos Cariocas, em 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992. Além disso, Roberto jogou pelo Barcelona, Portuguesa e Campo Grande. O jogador também jogou pela seleção brasileira, marcando 26 gols com a camisa da Canarinho.

#MaiorDeTodos: Vasco lamentou morte do ídolo

O Vasco lamentou a partida do ídolo em uma postagem nas redes sociais. "É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz", disse a postagem do clube.

Clubes prestam homenagens a Roberto Dinamite

Apesar de ser ídolo do Vasco, Roberto Dinamite é reconhecido como um grande artilheiro da história do futebol brasileiro. Por isso, clubes como Corinthians, Botafogo e Fluminense também prestaram homenagens ao jogador. Em postagem no Twitter, o Santos compartilhou uma foto de Roberto com Pelé

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o prefeito Eduardo Paz foram outros que lamentaram a morte de Dinamite. O jogador foi lembrado ainda pela escola de samba Mocidade Independente, a qual tinha seu carinho e torcida.

Morte de Dinamite: Vasco oferece estádio para velório

O clube Vasco da Gama ofereceu à família de Roberto Dinamite o estádio São Januário, no Rio de Janeiro, para a realização do velório. A estrutura permitiria que torcedores também se despedissem do ídolo. Ainda não há informação se os parentes do jogador aceitaram a proposta.

Roberto Dinamite passou últimos dias com família

Mesmo durante o tratamento do câncer, Roberto Dinamite não deixou de postar nas redes sociais. A maior parte das fotos eram da família. Roberto deixa quatro filhos, dois netos e a esposa, Liliane.

O ídolo compartilhava frequentemente o amor da neta, Valentina, pelo Vasco, mostrando quando assistiam aos jogos do clube juntos.

Última postagem de Roberto Dinamite lamenta a morte de Pelé

A última postagem de Roberto Dinamite no Instagram homenageava e lamentava a morte de Pelé, falecido em 29 de dezembro. "Tenho muito orgulho de ter conhecido você e vestido a mesma camisa 10 que você imortalizou com tanta maestria", disse Dinamite ao Rei em legenda de foto dos dois juntos. 

Nas redes sociais, torcedores apaixonados pelo futebol brasileiro lamentam a partida dos dois ídolos em um curto intervalo de tempo. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vasco roberto dinamite morre roberto dinamite idolo do vasco selecao brasileira brasileirao artilheiros do brasileirao goleadores brasileiros

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar