Abel admite erro de estratégia contra Inter Miami: "Não fui capaz de ajudar os jogadores"
Surpreendentemente, a equipe de Messi dominou as ações na primeira etapa, inaugurou o placar da partida e chegou a abrir dois gols de vantagem
Com direito a sustos e nervosismo além do esperado, o Palmeiras empatou por 2 a 2 com o Inter Miami, em duelo da 3ª rodada do Grupo A do Super Mundial de Clubes da Fifa, na noite desta segunda-feira, 23. Todavia, o placar não foi condizente com boa parte do confronto.
Surpreendentemente, a equipe de Messi dominou as ações na primeira etapa, inaugurou o placar da partida e chegou a abrir dois gols de vantagem — aos 20 minutos da segunda etapa. Neste cenário, após o confronto, o técnico Abel Ferreira admitiu que errou na estratégia para a primeira parte do duelo contra os estadunidenses.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A verdade é que nós não conseguimos condicionar o nosso adversário, nós permitimos que eles ficassem com a bola, o que nos frustrou e nos desgastou. E aí, tenho que chamar a responsabilidade para mim. Não ajudei, na primeira parte, os meus jogadores a parar aquilo que eram os movimentos de trás para a frente do nosso adversário, ou seja, o adversário já ganhava o jogo e depois todos os movimentos que faziam eram de aproximação”, afirmou o português.
“Nós não conseguimos fazer esses timings de pressão e, mais que tudo, a responsabilidade é minha nesse quesito, e na primeira parte não ajudei os meus jogadores […] Reconheço, como te disse, na primeira parte a responsabilidade é toda do treinador. Não fui capaz de ajudar os jogadores”, completou.
Leia mais
No entanto, durante o intervalo da partida, o treinador português fez alterações táticas e equilibrou as ações da partida no segundo tempo. Além do posicionamento em campo, Abel foi assertivo nas substituições, alçando Paulinho e Maurício a campo, autores do primeiro e segundo gol palmeirense, respectivamente.
“Mas na segunda (etapa) corrigimos, e os jogadores que entraram também nos ajudaram muito. Fizemos o ajuste tático que tínhamos que fazer, mesmo apesar de ter sofrido o gol da forma que foi, e que nos atirou abaixo um pouquinho", avaliou o treinador.
Placar justo
O Inter Miami foi superior na primeira etapa e conseguiu cadenciar durante parte do segundo tempo. Tanto que o gol de Paulinho só foi marcado aos 35 minutos da etapa final. Já o empate foi ainda mais tarde, aos 42.
Porém, apesar da partida abaixo, o Verdão ainda teve a chance da vitória. Após lançamento de Bruno Fuchs, Paulinho recebe nas costas do marcador, mas finaliza em cima de Ustari. No rebote, a bola ainda sobra para Vitor Roque, que, novamente, para no arqueiro argentino.
Entretanto, apesar de a chance da virada ter sido desperdiçada no último lance da partida, Abel revelou que, para ele, seria injusta uma vitória palmeirense após o desempenho apresentado em campo.
“A verdade é que no último lance do jogo podíamos ter ganho. Também tenho que ser muito sincero, seria injusto, por tudo aquilo que o Miami fez durante o jogo, pelo controle de bola que teve, pela paciência, pelo desgaste, porque não nos deixou pressionar. Sinceramente não seria justo se tivéssemos ganhado este jogo.”
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente