Fortaleza confirma empréstimo de Felipe Jonatan ao Mirassol até abril de 2026

Fora dos planos no Pici, lateral-esquerdo disputou apenas duas partidas nesta temporada e é emprestado pelo Tricolor ao clube paulista com opção de compra

10:30 | Jun. 25, 2025

Por: Afonso Ribeiro
Felipe Jonatan fez apenas 28 jogos pelo Fortaleza (foto: AURÉLIO ALVES)

O Fortaleza anunciou, nesta quarta-feira, 25, o empréstimo do lateral-esquerdo Felipe Jonatan ao Mirassol. O jogador cearense vai defender o clube paulista até abril de 2026, com opção de compra fixada.

Revelado pelo Ceará, o defensor de 27 anos chegou ao Pici no decorrer da temporada 2024, após longa passagem pelo Santos, mas não conseguiu se firmar no Tricolor, onde já tinha atuado nas categorias de base. Foram apenas 28 partidas disputadas. Felipe Jonatan tem contrato com o Fortaleza até abril de 2027.

O jogador era um desejo antigo do Leão, que havia feito a tentativa em outras três oportunidades, mas sem acordo com o Peixe. Em abril do ano passado, os clubes acertaram uma troca: Felipe veio para o Fortaleza, e Gonzalo Escobar rumou para o Santos.

Na disputa com Bruno Pacheco, o camisa 36 ganhou oportunidades do técnico Juan Pablo Vojvoda e entrou em campo 26 vezes em 2024, sem um desempenho que o credenciasse a assumir a vaga. Para a atual temporada, o Tricolor contratou Diogo Barbosa, ex-Fluminense, o que complicou a situação do cearense.

Felipe Jonatan atuou somente duas vezes em 2025: na goleada por 7 a 0 sobre o Cariri, no dia 27 de janeiro, pelo Campeonato Cearense, e na derrota por 2 a 1 para o Sousa-PB, em 19 de março, pela Copa do Nordeste. Depois, ficou fora dos planos da comissão técnica e chegou a treinar separado do elenco, em horário alternativo.

No Mirassol, o lateral cearense vai disputar posição com o experiente Reinaldo, ex-São Paulo e Grêmio, que é o principal destaque da equipe do técnico Rafael Guanaes e já marcou seis gols nesta edição do Brasileirão.

Segunda investida do Mirassol por Felipe Jonatan

O Leão já tinha tentado negociar o lateral-esquerdo na janela de transferências nacionais, entre março e abril, e viu o próprio Mirassol e o Vitória se interessarem. Àquela época, o defensor recusou o time paulista e deu sinal verde para o Rubro-Negro, que não conseguiu viabilizar a negociação porque pretendia acertar a devolução de Hugo para o Botafogo — o que só ocorreu depois.

Em momento de reformulação do elenco após o primeiro semestre ruim, o Fortaleza voltou a deixar claro que queria a saída de Felipe Jonatan, e o Mirassol voltou à carga. Os clubes entraram em acordo para o empréstimo até abril do ano que vem e aguardavam a definição do lateral, que aceitou a proposta.