Presidente do Fortaleza, Paz reconhece erros, rebate críticas e confia em permanência na Série A

Diretor emitiu pronunciamento na noite desta segunda-feira, 4, e falou sobre o momento do clube no Campeonato Brasileiro

Diante da situação delicada do Fortaleza no Campeonato Brasileiro, onde é o lanterna com apenas 10 pontos somados em 15 rodadas, o presidente Marcelo Paz emitiu um pronunciamento na noite desta segunda-feira, 4. Para iniciar a fala, o diretor comentou sobre o planejamento do clube e reconheceu o erro em não trazer mais jogadores no começo da temporada:

“O planejamento vai muito além do que uma ou duas contratações a mais. O planejamento, que começou do ano passado para este, passa por renovação, por aproveitar jogadores jovens, contratações e permanência da comissão técnica, passa por um time que jogou todos os jogos possível do ano, que é sinônimo de que fomos bem. Fomos até a final da Copa do Nordeste com título, até a final do Campeonato Cearense com título. Na Copa do Brasil estamos plenamente vivos e na Libertadores também. Tudo isso faz parte de um planejamento”, defende.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Mas se eu puder, e devo reconhecer algum erro nesse planejamento, talvez eu fizesse diferente em trazer já no começo do ano mais dois ou três nomes. Eu acho que caberia sim. A quantidade de jogos que nós tivemos foi muito grande nesse período. Teve uma novidade, que foi a janela. Você não podia contratar antes. Nunca teve essa janela. Talvez nos anos anteriores a gente já teria reforçado o elenco antes, e poderia sim interferir numa performance melhor na Série A até aqui. Então o que faria diferente? Formaria um elenco no começo do ano com mais duas ou três peças”, reconhece.

Prioridades

Diferente do Brasileirão, o Fortaleza faz ótima campanha na Copa Libertadores da América. Com isso, surgem questionamentos sobre o clube estar priorizando a competição internacional no lugar da Série A. O presidente Marcelo Paz tratou de desmentir estas alegações, e afirma que a prioridade da equipe é sempre o “próximo jogo”:

“O Fortaleza está priorizando a Libertadores e esquecendo a Série A? Eu digo a você que não. Se você pegar as 15 escalações da gente na Série A, só no primeiro jogo, contra o Cuiabá, que a gente foi com um time alternativo. Ontem, com exceção do Vitor Ricardo, que é um atleta que pouco jogou, e o Habraão, que fez o primeiro jogo como titular, todos os outros jogadores que foram a campo tinham minutagem, tinham tempo de partida. Então não houve uma prioridade para a Libertadores. A nossa prioridade, vou deixar muito claro, é sempre o próximo jogo”, afirma.

"Às vezes se quer buscar respostas simples para problemas complexos. Nosso problema na Série A é maior. Ele é uma questão que envolve calendário, foco, uma série de coisas, e não especificamente sobre prioridade, como se a gente não estivesse dando importância ao Campeonato Brasileiro. Sabemos que é importantíssimo, que é a competição que nos dá sustentabilidade financeira. Entendo a preocupação do torcedor, mas afirmo aqui para vocês: não existe uma prioridade pela Libertadores da América. A prioridade é o próximo jogo”, completa.

Ainda no mesmo assunto, Marcelo Paz explica o motivo de alguns atletas serem poupados em determinados jogos:

“Por vezes, um atleta é poupado de um jogo em função de um estudo feito pela fisiologia, que informa que o risco de lesão é altíssimo. Então, de repente, é melhor você não ter o atleta por uma partida, do que perder por cinco, seis jogos por uma lesão muscular”, explica.

Recado ao torcedor

Marcelo Paz reconheceu o momento ruim do Fortaleza. O presidente pediu desculpas ao torcedor leonino pela colocação do clube no Campeonato Brasileiro, e assumiu a maior parte da culpa pela situação da equipe neste momento da temporada:

“Tenho que pedir desculpas por esse momento ruim. Ninguém queria estar vivendo isso, ninguém imaginou estar vivendo isso. O Fortaleza, nos últimos anos, se acostumou com uma crescente. Sempre está superando, indo bem, e é muito claro que a nossa pontuação é baixíssima. Eu peço desculpas ao torcedor. Reconheço as nossas falhas, reconheço a minha falha como gestor. Tenho sim parte de culpa nesse processo, talvez o maior. Aceito isso sem problema nenhum. Mas divido a responsabilidade com jogadores e comissão técnica. Disse isso hoje para eles. Estamos aqui juntos, vamos dividir a responsabilidade e nós vamos sair dessa situação”.

Contratações

Com um elenco curto, o Leão do Pici segue se movimentando no mercado da bola. Após anunciar as contratações de Lucas Sasha, Thiago Galhardo e Romulo Otero, Marcelo Paz afirma que o clube está fechado com um zagueiro, que deve ser anunciado até quinta-feira. O diretor ainda deixa em aberto a possibilidade de trazer mais alguma peça para qualificar o elenco:

“O fato do Fortaleza estar contratando significa, muito claramente, que a gente acredita na plena recuperação da equipe na Série A. Entendemos que fizemos três bons movimentos de mercado até aqui: Sasha, Galhardo e Otero. Três jogadores de qualidade reconhecida, que vão qualificar o elenco. Já temos um zagueiro fechado. Deve ser divulgado até quarta ou quinta-feira, e pode vir mais alguma coisa para qualificar o nosso time”.

Confiança na reabilitação 

Para finalizar o depoimento, Marcelo Paz afirma estar confiante na recuperação do time no Campeonato Brasileiro. Ele ainda pediu o apoio do torcedor, para que no final do ano o Fortaleza comemore mais um ano de Série A:

“Por fim, quero dizer da minha confiança de que vamos sair dessa situação. Não é uma confiança por confiar, para querer dar uma palavra de incentivo, não! É porque temos trabalho, temos equipe, temos comissão técnica, temos estrutura para isso. Fazemos um trabalho ético, correto. Estamos passando por um momento difícil, de perder jogos de uma maneira inacreditável. Reconheço que o clube está com dificuldade de segurar o resultado. Muitos jogos estavam nas nossas mãos e a gente deixou escapar por vacilo, por falha coletiva. Mas confie, acredite no que estamos fazendo. Esse trabalho já mostrou aos longos dos anos, que tem sim algum crédito para pedir ao torcedor. Não é só trabalho que vou prometer, é melhorar o trabalho. É qualificar, reconhecer onde estamos errando. Peço a você que confie, que acredite, que apoie. Juntos vai ser bem mais possível da gente no final do ano estar comemorando mais uma Série A”, finalizou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza time futebol fortaleza esporte clube marcelo paz presidente do fortaleza pronunciamento campeonato brasileiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar