PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Visando Clássico-Rei, Ceará solicita conversão da pena de Mendoza ao STJD

Atacante cumpriu metade da pena de suspensão e por isso pode pedir a conversão em medidas sociais. Se o STJD aceitar o pedido, Mendoza ganha condição de jogo para enfrentar o Fortaleza, domingo

Brenno Rebouças
15:18 | 26/07/2021
Mendoza foi apenado com dez partidas de suspensão e já cumpriu cinco (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)
Mendoza foi apenado com dez partidas de suspensão e já cumpriu cinco (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)

O departamento jurídico do Ceará solicitou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a conversão do restante da pena imposta pelo Pleno da entidade ao atacante Stiven Mendoza, do Ceará, em medidas sociais. Se conseguir a liberação, o colombiano poderá atuar no Clássico-Rei do próximo domingo, 1º, pela Série A do Brasileiro.

Apenado em dez partidas de suspensão, por envolvimento na confusão da final da Copa do Nordeste, Mendoza já cumpriu cinco — uma vez que há retração dos jogos em que ele ficou de fora preventivamente — e de acordo com o parágrafo 1º do artigo 172 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, com a metade da pena cumprida, o punido já pode pedir a conversão. O STJD não define prazo para a resposta.

A solicitação do Ceará, inclusive, foi feita no fim da semana passada, se antecipando ao cumprimento da quinta partida por parte do jogador, que no caso foi o duelo contra o Sport-PE, no domingo, 25.

O lateral-direito Gabriel Dias também chegou ao cumprimento de metade da pena e a mesma solicitação poderá ser feita pelo Vovô durante a semana. Até o momento, porém, o STJD não recebeu o pedido por parte do clube — possivelmente porque o atleta ainda é dúvida, pois está em fase de transição.

Quanto a Jael, ainda precisa cumprir mais uma para chegar à metade do gancho e tentar conversão. O centroavante, portanto, está confirmado como desfalque do Vovô para o Clássico-Rei do próximo domingo.