PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Fortaleza reencontra Bahia pela terceira vez no mata-mata da Copa do Nordeste; veja histórico

Para voltar a final do Nordestão, Tricolor do Pici precisa bater o Bahia pela primeira vez na fase de mata-mata da competição regional

Lucas Mota
14:04 | 22/04/2021
David e Nino Paraíba disputam bola em partida entre Fortaleza e Bahia, no Castelão, pela fase de grupos da Copa do Nordeste (Foto: FABIO LIMA)
David e Nino Paraíba disputam bola em partida entre Fortaleza e Bahia, no Castelão, pela fase de grupos da Copa do Nordeste (Foto: FABIO LIMA)

O Fortaleza está a um jogo decisivo para voltar a disputar a final da Copa do Nordeste. Para isso se concretizar, o Tricolor do Pici precisa bater o Bahia pela primeira vez na fase de mata-mata da competição regional, neste sábado, 24, quando as equipes se enfrentam pela semifinal. 

+ Semana livre é trunfo do Fortaleza para decisão contra o Bahia na Copa do Nordeste

O Leão tem a chance de quebrar mais um tabu diante do rival baiano, nesta temporada, e avançar para a final do Nordestão. Os cearenses nunca venceram o Esquadrão numa partida de mata-mata do torneio regional, em três oportunidades.

+ Fortaleza engata cinco vitórias seguidas e se aproxima de melhor marca de triunfos de 2020

Na atual edição, o Fortaleza bateu o Bahia na fase de grupos por 2 a 1, no Castelão, e quebrou o tabu de nunca ter vencido o adversário na Copa do Nordeste. O duelo na semifinal marca a terceira vez que as duas equipes se encontram no mata-mata.

Em 2001, os tricolores mediram forças na semifinal do Nordestão, com triunfo por 2 a 1 para os baianos, que terminaram como os campeões daquela edição. Em 2016, o reencontro aconteceu em confronto válido pelas quartas de final. Na ida, em Salvador, empate em 1 a 1. Na volta, em Fortaleza, o Leão acabou derrotado por 2 a 1.

No retrospecto geral, Fortaleza e Bahia se enfrentaram 12 vezes na Copa do Nordeste, com apenas uma vitória do Leão, justamente em 2021. O Tricolor baiano tem oito triunfos. Em três oportunidades, o confronto terminou empatado.

A última vez que o Fortaleza disputou a final da Copa do Nordeste foi em 2019 e conquistou o título diante do Botafogo-PB. Já o Bahia enfrentou o Ceará na decisão do ano passado e acabou derrotado.

Ouça também: