Série A: dentre times que lutam contra queda, Fortaleza é o que possui mais confrontos diretos em casa

O Leão ainda vai receber o Coritiba, o Vasco e o Bahia, nas rodadas 34, 35 e 37, respectivamente. Se fizer o dever de casa, vencendo os três, o Tricolor chega aos 44 pontos, que praticamente o garantem mais um ano na elite

Vencer o Santos no Castelão devolveu ao Fortaleza a condição de depender apenas de si na luta pela permanência na Série A do Brasileiro. O Tricolor tem hoje dois pontos a mais que seus três principais concorrentes, Vasco, Bahia e Sport, e também tem mais confrontos diretos em casa que eles nos sete jogos que restam até o fim do certame.

O Fortaleza tem exatamente mais três jogos no Castelão, todos contra concorrentes diretos. O Leão ainda vai receber o Coritiba, o Vasco e o Bahia, nas rodadas 34, 35 e 37, respectivamente. Se fizer o dever de casa, vencendo os três, o Tricolor chega aos 44 pontos, que nas atuais condições só oferecem 1% de risco de rebaixamento a quem os tem, segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Vasco é o segundo time na luta contra a queda que tem mais confrontos diretos como mandante. Serão dois, diante do Bahia, na 33ª rodada, e no último jogo, contra o Goiás. O tricolor baiano e o Sport-PE só possuem um duelo direto nessa reta final em casa,cada um. O Esquadrão receberá o Goiás na 35ª, e o Leão da Ilha terá a visita do próprio Bahia, neste domingo, 24, no Recife.

Coritiba, Goiás e Botafogo estão em condições mais complicadas na classificação, distantes dos demais na pontuação e com possibilidades de rebaixamento acima dos 90%.

Confrontos diretos são importantes porque têm efeito de pontuação dobrada. Quem ganha, além de subir, segura o adversário embaixo, sem poder avançar. Com a vitória em casa sobre o Santos, o Fortaleza não só quebrou o jejum de triunfos, como voltou a vencer no Castelão, o que aumenta a confiança do elenco para os próximos jogos.

Enderson destaca importância do apoio da torcida e diz que confiança do Fortaleza aumenta após triunfo

Antes desses duelos contra os principais concorrentes em casa, o Fortaleza tem dois compromissos longe de casa. Neste domingo, 24, encara o Atlético-GO em Goiânia e no outro fim de semana vai até Minas Gerais encarar o Galo. Se conseguir trazer bons resultados, os duelos em casa podem até ganhar significado de importância para outros objetivos além da permanência.

O Tricolor tem atualmente, segundo o departamento de matemática da UFMG, 13% de chance de queda para a Série B e 8,3% de chance de conquistar vaga para a Copa Sul-Americana.

Leia Mais: Wellington Paulista é o 2º maior artilheiro da história do Fortaleza na Série A

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza Esporte Clube Fortaleza confrontos diretos Fortaleza luta por permanência Adversários Fortaleza Tabela permanência Série A Probabilidade Fortaleza Permanência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar