PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Felipe Alves brilha em 2020 e bate recorde pelo Fortaleza na Série A; confira

O goleiro tricolor chegou a nove jogos sem sofrer gol com 11 rodadas para o fim do Brasileirão

15:52 | 30/12/2020
FORTALEZA, CE, BRASIL,14.11.2020: Felipe Alves, goleiro com mais jogos sem sofrer gols na Série A pelo Fortaleza.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL,14.11.2020: Felipe Alves, goleiro com mais jogos sem sofrer gols na Série A pelo Fortaleza. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)

O Fortaleza vem se destacando defensivamente na primeira divisão. A equipe tem a terceira defesa menos vazada, só atrás de São Paulo e Grêmio, e empatado com o Palmeiras. Um dos responsáveis por esse desempenho é Felipe Alves. O goleiro terminou o ano com nove jogos sem ser vazado, sendo o recorde do tricolor cearense na história dos pontos corridos. Bosco, goleiro do Leão em 2005, e o próprio Felipe eram os detentores da antiga marca com seis “clean sheets” (termo inglês que se refere a terminar uma partida sem sofrer gols).

Felipe superou com uma certa vantagem os goleiros anteriores do Pici. Bosco, como já foi citado, antigo detentor do recorde, conseguiu seis partidas em 38 rodadas. Também Jefferson, titular em 2003, conseguiu cinco jogos, em 46 rodadas. Os goleiros Maizena, Albério e Edson Bastos que fizeram a campanha de 2006, não atuaram em muitas partidas e não conseguiram ficar ao menos cinco jogos sem sofrer gols. O atual arqueiro do Leão ainda tem 11 rodadas para poder aumentar a marca.

Outros números que chamam atenção são os de defesa do guarda-rede tricolor. Segundo o Sofascore, site especializado em estatísticas do futebol, são 85 defesas, destas 44 são dentro da área. Em 2019 foram 96 defesas, sendo 58 dentro da área. Números de pênaltis defendidos segue igual ao ano passado, o que muda são o número de infrações. São seis pênaltis e uma defesa no BR19 e quatro pênaltis e uma defesa no Brasileirão de 2020.

As atuações de Felipe também têm ganhado reconhecimento nacional. O Bola de Prata, prêmio que elege o melhor em casa posição no Campeonato Brasileiro, colocou o goleiro entre os três melhores, até o fim da 27ª rodada. Tiago Volpi do São Paulo-SP e Santos do Athletico-PR estão na frente do atleta tricolor. Ano passado o Bola de Prata não colocou Felipe entre os 10 melhores da posição.

O goleiro Felipe Alves terá a oportunidade de melhorar os números e ajudar o Fortaleza no próximo confronto do Brasileirão, contra o Sport-PE, na Ilha do Retiro, na quarta-feira, 6 de janeiro, às 20h30min, válido pela 28ª rodada.

Por Horácio Neto