Participamos do

"Preciso desses jogadores para fazer o jogo fluir", diz Ceni sobre ausência de camisas 9 e 10

Técnico do Leão espera que um meia armador e um centroavante de referência possam chegar ao clube o mais rápido possível
18:34 | Fev. 04, 2019
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fortaleza segue sem um jogador para orquestrar o meio de campo e distribuir assistências para o atacante. Na primeira derrota do time em 2019 para o Botafogo-PB, a ausência de um "camisa 10" para pensar o jogo pesou, assim como fez falta na partida anterior, no empate sem gols com o CSA, atuando no Castelão.

A diretoria do clube trabalha com discrição no mercado da bola para fechar o quanto antes com o jogador para comandar o meio de campo do Leão. O técnico Rogério Ceni tem deixado claro nas entrevistas coletivas após as partidas a preocupação por não possuir o meia cerebral. O comandante tricolor, inclusive, quer também um "camisa 9" de referência. 

 + Rogério Ceni confirma rodízio entre goleiros Marcelo Boeck e Felipe Alves

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Caso siga sem o 9 e 10 no elenco, posições chaves para a formação do time, os gols vão rarear, segundo Ceni. "Quando você não tem um bom 10 para infiltrar, nem um 9 para cabecear que conclui a gol, você tem posse, posse, posse...Fica mais difícil", afirmou o treinador.

 + Sem proposta de clube chinês, Marcinho pode voltar ao Fortaleza

Na derrota para o Botofogo-PB, o Tricolor errou muitos passes, assim como não teve um jogo fluindo através do meio de campo. Ceni montou uma equipe com um tripé de volantes com Paulo Roberto, Gabriel Dias e Santiago Romero, que vestiu a 10, mas não deu certo. Nos outros dois jogos na temporada, o atacante Éderson foi improvisado na posição.

"Se precisamos, é claro que precisamos. Temos nomes, alguns em tentativas de negociação. Mas preciso desses jogadores para fazer o jogo fluir", explicou o treinador do Leão.

Ceni detalhou ainda que o ideal é ter o mais rápido possível um meia armador e um centroavante referência no elenco. Entretanto, o treinador explicou que é possível fazer um esquema para jogar com apenas um deles, se for o caso. O professor tricolor lembrou do início da temporada passada, quando só tinha o 9 e fez a equipe atuar em função disso.

"Se você não tem um 10, e nós não tínhamos no início do ano passado. Mas tínhamos um bom 9 e jogávamos pelo lado para fazer o cruzamento. Quando tem um bom 10, mas não tem um 9 como o Gustavo, por exemplo, você tem o 9 como Ederson, que é ótimo jogador, mas um jogador para trabalhar por trás da linha dos volantes. E você precisa de um bom 10 para infiltrar essas bolas".

Rogério Ceni voltou a ressaltar que não se pode errar nas contratações devido ao orçamento limitado. "Estamos trabalhando em relação a isso. Os nomes foram passados. É uma questão de que não é simples contratar. Não podemos nos dar ao luxo de cometer erros", analisou.

Entre os possíveis nomes buscados pelo clube, está o do meia argentino Diego Buonanotte, da Universidad Católica. Segundo a Fox Sports chilena, o Fortaleza sondou o atleta. Em duas temporadas, o jogador virou um dos destaques da equipe, fazendo 83 jogos e marcando 26 gols.

Listen to "#35 - Papo com artilheiros: Rinaldo e Sérgio Alves analisam a função do atacante no futebol moderno" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags