Quarteto cearense tem 4 rodadas para tentar classificação ao mata-mata da Série D
Na quarta divisão do Campeonato brasileiro, estão os cearenses Ferroviário, Horizonte, Iguatu e Maracanã. Na atual situação, apenas o Ferroviário está conquistando a classificação
A Série D caminha para a reta final da fase de grupos. Das 14 rodadas marcadas para a etapa inicial, dez já foram concluídas nos dois grupos que possuem equipes cearenses. Iguatu e Maracanã rivalizam na chave B, enquanto Ferroviário e Horizonte integram o Grupo C. A situação geral não é simples. Posto que apenas os quatro primeiros colocados de cada bloco avançam, apenas o Ferroviário está na zona de classificação.
Os grupos são compostos por oito times, com as equipes se enfrentando duas vezes. No B, as chances do Iguatu são mais palpáveis, já que o Azulão está na quinta posição e possui 11 pontos — apenas um a menos que o quarto colocado Maranhão. Por sua vez, o Maracanã ocupa a lanterna, com nove pontos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na outra chave com cearenses, o Grupo C tem o Ferroviário como quarto colocado, somando 13 pontos, à frente do Santa Cruz-RN nos critérios de desempate. O Horizonte anda sem a mesma sorte, na última colocação, com oito pontos e sete gols de saldo negativo, sendo o terceiro time com mais derrotas (6) entre todos as 64 equipes do torneio nacional.
As rodadas finais
Com o Maracanã — ainda com chances matemáticas — precisando retomar o bom futebol e o Horizonte com dificuldades para sair do fundo da tabela, a esperança de classificação gira mais em torno de Ferroviário e Iguatu. O primeiro voltou a vencer após sete jogos, desta vez ante o Parnahyba-PI. O segundo venceu apenas dois dos últimos 16 confrontos que participou.
O Tubarão da Barra seguia uma sina bem desenhada. Em casa, jogava bem e conseguia vencer. Fora de casa, voltou sem pontuar em todas as rodadas que envolveram viagens. Em casa, tinha quatro vitórias em quatro jogos, para compensar, mas empatou ante o Treze-PB, nesse domingo, 29, e deixou escapar os 100% de aproveitamento. Agora, enfrenta o Sousa-PB, novamente em casa, no próximo sábado, 5.
Leia mais
Quem enfrentou o Horizonte no último compromisso da Série C foi justamente o próximo adversário do Ferroviário. O Galo sofreu um doloroso 3 a 1 do Sousa e se complicou ainda mais. Agora, duela ante o Treze — curiosamente último adversário do Ferroviário —, no domingo, 6.
No mesmo dia, o Iguatu, pelo Grupo B, terá pela frente o Parnahyba, fora de casa, e uma vitória simples pode colocar a equipe cearense entre as quatro melhores colocadas, mesmo tendo perdido para o Altos-PI no sábado, 28. Por sua vez, o Maracanã bateu o Parnahyba, em mais um caso de troca de adversários, na última partida e agora mira o Altos-PI, também no domingo.