Por jogador irregular, Icasa perde pontos e é rebaixado; clube vai recorrer

Verdão escalou um atleta que deveria estar suspenso pelo terceiro carão amarelo na última rodada da primeira fase do Estadual e teve 4 pontos subtraídos pelo TJDF, sendo ultrapassado pelo Atlético-CE

Em julgamento na 2ª comissão disciplinar do TJDF, na tarde desta quinta-feira, 25, o Icasa perdeu quatro pontos por escalar um jogador irregular na última rodada da primeira fase da competição, contra o Iguatu.

Com a retirada dos pontos, o Verdão do Cariri passa de 16 para 12 pontos no Estadual, sendo assim ultrapassado pelo Atlético-CE, que tem 13 pontos. Dessa forma, O Icasa passa a ocupar a penúltima posição da classificação, que leva ao rebaixado para a Série B Cearense de 2023.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cabe recurso à decisão e a diretoria do Icasa já informou que vai recorrer. O prazo para pedir um novo julgamento, que será realizado pelo Pleno do TJDF, é de três dias corridos. O clube também terá que pagar uma multa de R$ 3 mil, no prazo de 30 dias.

Entenda

O jogador Leandro Mendes foi escalado pelo Icasa para enfrentar o Iguatu na última rodada da primeira fase do Campeonato Cearense, mas estava com a sequência de três cartões amarelos completa, portanto não poderia atuar.

Ciente da situação, o Atlético-CE protocolou notícia de infração contra o Verdão e a Procuradoria denunciou o Icasa com base no artigo 2014 do CBJD, que significa Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida. A pena é a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória (3), bem como a não computação dos pontos obtidos pelo infrator na partida, que foi apenas 1, já que a partida terminou empatada (1 a 1).

A diretoria do Icasa reconheceu o erro publicamente, mas apostava na situação do Crato, que foi julgado por participação em suposta manipulação de resultados na competição, como algo que pudesse mexer na classificação como um todo. O Azulão até teve W.O. atribuído aos seus jogos pelo TJDF, mas o STJD mudou a sentença e manteve a classificação da primeira fase como estava.

O julgamento do Icasa chegou a ser retirado de pauta em outras sessões, mas foi realizado na tarde desta quinta-feira e o colegiado de auditores da 2ª comissão disciplinar foi unânime quanto a retirar os pontos do clube.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Campeonato Cearense TJDF Justiça Desportiva Icasa Icasa rebaixado Icasa perde pontos Estadual

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar