Clássico-Rei: Fortaleza deverá manter divisão e ceder 30% do público para o Ceará

Mandante do duelo do próximo dia 17, Tricolor quer ficar com 70% da capacidade liberada do Castelão e aguarda aval em reunião com autoridades. Vovô teria direito a cerca de 15 mil torcedores no setor norte

A oito dias do primeiro Clássico-Rei com presença de público desde o início da pandemia de Covid-19, Fortaleza e Ceará alinham detalhes acerca da divisão de torcidas na Arena Castelão, que atualmente tem 80% da capacidade liberada. Mandante do duelo do próximo dia 17, às 21h30min, o Tricolor deverá destinar cerca de 30% dos lugares - todo o setor norte - para a torcida do Alvinegro e aguarda reunião na Federação Cearense de Futebol (FCF) para bater o martelo, apurou o Esportes O POVO.

Desde a Série A de 2019, os arquirrivais passaram a adotar a divisão de 70% dos ingressos para o clube mandante e os outros 30% para o visitante. A medida durou até o embate do dia 1º de fevereiro de 2020, último clássico disputado com presença de público, válido pela Copa do Nordeste.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde então, com os estádios vazios em razão da pandemia, Vovô e Leão se enfrentaram 12 vezes sem torcedores nas arquibancadas - duas pela Copa do Brasil, duas pela Copa do Nordeste, três pelo Campeonato Brasileiro e cinco pelo Campeonato Cearense. Os clubes voltaram a contar com presença de público no início do último mês de outubro, após liberação do Governo do Estado.

O aumento da capacidade utilizada ocorreu de forma gradativa e está atualmente em 80% - cerca de 50 mil pessoas -, número considerado pelos clubes para o cálculo da divisão de público no Clássico-Rei. O Fortaleza teria direito a cerca de 35 mil torcedores, enquanto o Ceará poderia receber 14.700 torcedores no setor norte - cadeiras superiores e inferiores.

Nos próximos dias, os clubes e todos os órgãos envolvidos se reunião na sede da FCF para a reunião de providências do jogo e apresentarão o plano de ação com estes números. Em caso de sinal positivo das autoridades, Leão e Vovô iniciarão os trâmites da parte operacional. O Ministério Público, por exemplo, já se posicionou a favor da presença das duas torcidas na partida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

clássico-rei torcida público arena castelão série a 2021 campeonato brasileiro fortaleza esporte clube ceará sporting club fortaleza x ceará divisão mandante

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar