PUBLICIDADE
Cearenses
NOTÍCIA

Pelo terceiro ano consecutivo Ceará ou Fortaleza têm a melhor campanha da Copa do Nordeste

Os clubes ainda ostentam a marca em que desde 2018 ao menos um cearense termina líder de grupo no torneio nordestino

16:03 | 11/04/2021
Ceará e Fortaleza têm tido as melhores campanhas da Copa do Nordeste pelo terceiro ano consecutivo (Foto: FABIO LIMA/O POVO)
Ceará e Fortaleza têm tido as melhores campanhas da Copa do Nordeste pelo terceiro ano consecutivo (Foto: FABIO LIMA/O POVO)

Ceará e Fortaleza mostram força no futebol regional e confirmam as melhores campanhas da Copa do Nordeste. O Leão terminou líder do Grupo B, com 17 pontos, e teve o melhor desempenho geral. O Vovô aparece logo na cola liderando o Grupo A, com 16 pontos, e foi o segundo melhor time, com o detalhe de ser o único invicto.

Com a classificação definida, a Copa do Nordeste tem pela terceira vez consecutiva um time cearense com a melhor campanha da fase de grupos. Além disso, é o quarto ano seguido que pelo menos um dos dois rivais cearenses termina em primeiro nesta etapa.

Com a vitória sobre o Confiança neste sábado, 10, por 1 a 0, o Leão foi o melhor time da primeira fase pelo segundo ano consecutivo. Em 2020, o Tricolor de Aço repetiu os mesmos 17 pontos da temporada atual e teve o melhor desempenho do torneio. É também o terceiro ano seguido que o time do Pici termina esta etapa como líder do grupo.

Já o Alvinegro do Porangabuçu confirmou a liderança na chave A e a segunda melhor campanha geral com a vitória sobre o Salgueiro-PE por 3 a 0. O Ceará chegou a vinte partidas sem perder na Copa do Nordeste, considerada a maior sequência invicta da história da competição regional.

Com a campanha na atual edição, a equipe alvinegra soma classificações como líder de grupo em três dos últimos quatro anos. Em 2021, o Vovô tem a chance de repetir 2015 e 2020 e vencer o Nordestão sem nenhuma derrota.

Coincidentemente nas últimas vezes em que um dos dois cearenses apresentou a melhor campanha da Copa do Nordeste, o rival acabou levantando a taça. Em 2019, o Ceará chegou aos 18 pontos e foi, de longe, a equipe de melhor desempenho. O Alvinegro de Porangabuçu acabou eliminado no primeiro confronto da fase seguinte, contra o Náutico. Já o lado tricolor da capital chegou à final contra o Botafogo-PB e conquistou o título.

Em 2020, as situações se inverteram. Foi a vez do Fortaleza conseguir a melhor campanha e do Ceará vencer a Copa do Nordeste. O Vovô ainda derrotou o arquirrival tricolor na semifinal antes de vencer o Bahia na decisão da competição, conquistando o segundo título invicto do torneio.

Nesta edição, Ceará e Fortaleza só podem se encontrar em uma eventual final. Caso vençam seus adversários, a Copa do Nordeste terá o Clássico-Rei como final pela primeira vez na história.