Técnico do Floresta, Leston Júnior comenta sobre desafios e momento do clube na Série D

Convidado do Futebol do Povo desta terça-feira, 5, treinador do Verdão da Vila detalhou trabalho feito no Lobo

A campanha do Floresta na Série D do Campeonato Brasileiro é mérito de todos que fazem parte da rotina do clube. No entanto, é inegável que o técnico Leston Júnior é protagonista do bom momento vivido pelo Verdão da Vila Manoel Sátiro. Em entrevista ao vivo ao Futebol do POVO, nesta terça-feira, 5, o treinador comentou sobre a rotina de treinos, desafios causados pela inatividade do clube e detalhou o critério adotado para a montagem do atual elenco.

Assista:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Disputar o mata-mata da Série D não é tarefa das mais simples, mas para o técnico do Floresta a receita do acesso passa longe de mudanças drásticas entre fases de grupos e fase eliminatória. Ele destaca que é importante manter a mesma preparação adotada nos jogos iniciais. Evitar mudanças é uma das formas de não ser surpreendido pelos adversários.

"Eu digo sempre que precisamos reproduzir o que nos trouxe até aqui. Quando o time chega em um momento decisivo de competição, é importante que não seja feito nada diferente. A regularidade e o equilíbrio trouxeram o Floresta até o mata-mata. Desde que começamos essa sequência de jogos eliminatórios, contra o Itabaiana, o que temos feito a nível de treinamento é exatamente o que fazíamos antes dos jogos decisivos. Se formos fazer o diferente agora, a chance da equipe se perder é grande".

Contratado pelo Floresta em fevereiro, Leston Júnior demorou além do previsto para iniciar os treinamentos com o elenco, visto que o avanço da Covid-19 paralisou o calendário em março. Após a retomada, o Verdão voltou a jogar apenas na primeira fase da Série D. Isso porque foi rebaixado do Campeonato Cearense já no fim de janeiro. Em busca de minimizar a inatividade, o clube apostou na intensificação dos trabalhos físicos e táticos.

"Em um primeiro momento, criou-se uma ansiedade nossa no sentido de apresentar um bom futebol o quanto antes, para minimizar o período sem jogos. Sabíamos que seria necessário fazer uma preparação sem atropelos, sem queimar etapa, mesmo que encontrasse dificuldade nos três primeiros jogos, depois a gente teria solidez para ser competitivo na Série D. Optamos até por confinar o elenco por duas semanas no CT visando intensificar as atividades e promover um vínculo entre todos os jogadores".

O sucesso na Série D passa muito pelo boa fase dos artilheiros do time Deysinho (sete gols) e Flávio Torres (seis gols). Mas, se hoje o torcedor do Verdão comemora os tentos da dupla, é preciso lembrar o quanto a remontagem de elenco, após rebaixamento no Estadual, foi primordial para mudar o patamar do Lobo. As escolhas de contratações foram lideradas por Leston Júnior e pelo executivo de futebol Fred Gomes.

"Quando chegamos aqui detectamos a necessidade jogadores com espírito de competividade. Afinal, o Floresta é uma equipe com pequena torcida, então não sofre com grande pressão externa. Diante disso, o grupo precisa ser competitivo para buscar crescimento. Foi um trabalho muito minucioso, até para reduzir a margem de erro. Tivemos a necessidade de contratar bastante, e fomos felizes nas nossas escolhas. Com ou sem acesso, temos a sabedoria que todo o processo foi conduzido da melhor forma".  

Após o Floresta vencer o América-RN, por 2 a 0, na ida das quartas de final, o trabalho de Leston Júnior está próximo de ser coroado com o acesso à Série C. Para isso ser concretizado, o Verdão joga pelo empate e por uma derrota por um gol de diferença para subir de divisão. A volta acontece neste domingo, 10, na Arena das Dunas, às 16 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

floresta esporte clube leston júnior floresta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar