Participamos do

Ferroviário terá mandado de garantia para voltar a jogar no Castelão julgado na próxima semana

Processo do time coral entrou na pauta do Pleno do STJD para quinta-feira, 15. Defesa coral tem embasamento na prerrogativa que o regulamento dá ao mandante de apontar local para mandar jogos
19:46 | Out. 09, 2020
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ferroviário ainda luta para voltar a mandar jogos pela Série C do Brasileiro no Castelão. Na próxima quinta-feira, 15, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o mandado de garantia do time coral. A sessão está prevista para iniciar às 11 horas e o processo do Tubarão é o segundo da pauta.

A defesa do Ferroviário alega que a imposição da CBF para que o clube deixasse de mandar jogos no Castelão, com o argumento de preservar o gramado para jogos da Série A e Copa do Brasil, fere o direito do mandante de apontar onde deseja realizar seus jogos. O artigo 30 do regulamento específico da Série C diz: artigo 30 que é prerrogativa do clube mandante "informar à DCO (diretoria de competições), antes do início do Campeonato, o estádio por este indicado, situado na cidade onde o clube tenha sua sede permanente".

A diretoria coral diz ainda entender que a CBF poderia vetar o uso do estádio, porém apenas se ele não estivesse apto para receber jogos (não obtivesse os laudos necessários para funcionamento), mas, nesse caso, nenhum outro clube poderia jogar na praça esportiva. Os dirigentes também reclamam das condições do Domingão, que foi para onde muitos jogos do Ferroviário foram transferidos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na partida contra o Santa Cruz-PE, no último fim de semana, já realizada no Domingão, jogadores do Tubarão tinham uma faixa preta amarrada ao braço, como forma de protesto à “morte do direito ao mando de campo”. Anteriormente, ainda no Castelão, contra o Paysandu, os jogadores já haviam se manifestado sobre o assunto, fazendo uma paralisação em campo.

De forma curiosa, a tabela dos jogos de volta da primeira fase da Série C traz o primeiro jogo do Ferroviário em casa, contra o Remo, no Castelão. Depois disso, porém, as demais partidas como mandante estão todas para o Domingão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar