Ceará encara Sergipe na Copa do Brasil e ostenta histórico positivo na 1ª fase

Ceará encara Sergipe na Copa do Brasil e ostenta histórico positivo na 1ª fase

A participação na Copa do Brasil deste ano marcará a 30ª vez que o Alvinegro de Porangabuçu disputa o torneio

O Ceará estreia no próximo dia 19 na competição mais democrática do futebol nacional: a Copa do Brasil. O confronto, contra a equipe do Sergipe, marcará a 30ª participação do Alvinegro de Porangabuçu na competição. Com isso, o Esportes O POVO fez um levantamento para saber como foram as outras estreias do Vovô no torneio.

Logo de cara, é possível notar o bom aproveitamento do clube na primeira fase do torneio. Ao todo, a equipe cearense conseguiu a classificação em 21 oportunidades, tendo sido eliminado, apenas, oito vezes As eliminações nas fases iniciais aconteceram em 2024*, 2021*, 2017, 2009, 2000, 1999, 1998 e1991. na fase inicial. O Vovô também ficou de fora da Copa do Brasil em outras sete oportunidades O Vovô na participou do torneio em 2008, 2006, 2004, 1996, 1995, 1992 e 1989. . No total, durante a primeira fase, foram 62 gols marcados e 35 sofridos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Vale ressaltar que as eliminações da equipe cearense nos anos de 2021 e 2024 não foram contabilizadas, já que o Ceará entrou na competição diretamente na terceira fase, por conta do regulamento da época.

MUDANÇA NO REGULAMENTO

Nas ocasiões em que o Vovô avançou para a fase seguinte, em duas o clube foi adiante sem superar seu adversário no somatório do saldo de gols. Sendo elas, em 2019, quando eliminou o Central–PE, após empatar o jogo único em 1 a 1, e em 2016, quando eliminou o Resende–RJ, após empatar os jogos de ida e volta. Porém, o Vovô também foi eliminado em 2009 e 2000 após empatar os dois jogos.

Em todas as ocasiões citadas no parágrafo anterior, o regulamento da época foi fator importante na classificação, ou eliminação, do clube. No primeiro caso, a equipe melhor qualificada no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizava o primeiro jogo fora de casa, mas com um empate, ela conseguiria prosseguir na competição. Já nos demais cenários, o gol fora de casa ainda era critério de desempate no torneio.

Sobretudo, estes episódios não devem se repetir. Para este ano, a CBF anunciou que as duas primeiras fases seguem sendo realizadas em jogo único, no entanto, em caso de empate, a classificação será definida por meio de cobrança de pênaltis. Já nas fases seguintes, caso as equipes empatem no somatório dos resultados, a classificação também será definida através das penalidades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar