Zé Roberto agrega com versatilidade e dá nova dinâmica ao ataque do Ceará

Versátil, o atacante tem demonstrado dentro de campo que pode desempenhar diferentes funções no setor ofensiva, características que se encaixam na proposta de jogo do treinador Tiago Nunes

20:40 | Fev. 10, 2022

Lances do Jogo entre Sergipe 0 x 1 Ceará no estádio Arena Batistão em Aracaju-Se. (foto: Israel Simonton / Ceará SC)

Longe de estar entre as contratações mais badaladas do Ceará, Zé Roberto tem demonstrado dentro de campo neste início de temporada que pode ser importante para o Vovô em 2022. Apesar da pouca quantidade de jogos, somente três, o atacante tem se destacado pela versatilidade e capacidade de adaptação em diferentes funções, sendo peça importante na proposta de jogo idealizada pelo treinador Tiago Nunes: movimentação, troca de posições e intensidade ofensiva.

Titular em todas as três partidas que o Alvinegro de Porangabuçu disputou em 2022, Zé Roberto acumula estatísticas interessantes. Segundo o Footstats, o camisa 63 é o que possui mais participações diretas em gols entre os atletas do Vovô no começo deste ano, com um tento e duas assistências, além de ser o que mais finalizou (5) e o que mais deu passes para finalizações (5).

Os números são importantes, mas nem sempre condizem com a realidade dentro de campo, situação que não é o caso de Zé Roberto. O atacante tem dado uma nova dinâmica às construções ofensivas do Ceará com a sua capacidade de atuar em diferentes funções do setor de ataque, seja centralizado entre os zagueiros, caindo pelas pontas ou mais recuado fora da área, características que Cléber e Jael, concorrentes na função, não possuem.

Com a bola no pé, Zé Roberto tem demonstrado boa qualidade no passe, sendo efetivo em jogadas trabalhadas, como tabelas, inversões e até passes longos. A assistência que o camisa 63 deu para Mendoza no primeiro gol diante do Globo-RN, na goleada por 5 a 0, é um bom exemplo de como ele consegue atuar bem fora da área.

Essa versatilidade potencializa não só a ideia de jogo do treinador Tiago Nunes, mas também jogadores como o meio-campista Vina e o atacante Mendoza, que ganham ainda mais liberdade para atacar os espaços deixados pelos laterais e zagueiros adversários, que tendem a acompanhar Zé Roberto em suas movimentações.