Presidente do Ceará comemora os 45 pontos e mira Sul-Americana: "Clube de Série A"

Mandatário do Alvinegro explicou evolução do clube em busca da consolidação na Série A, nos últimos anos, e comentou sobre Sul-Americana e Libertadores

O Ceará concretizou o primeiro objetivo na Série A: alcançar os 45 pontos e assegurar a permanência na elite do futebol brasileiro. Um dia após a vitória sobre o Palmeiras, o presidente do Alvinegro, Robinson de Castro, concedeu entrevista exclusiva ao Esportes O POVO e comentou sobre as próximas metas da equipe na competição, brigando por vagas na Sul-Americana e na pré-Libertadores, e analisou o crescimento do Vovô nos últimos anos em busca da consolidação no Brasileirão.

+ Guto Ferreira comemora o desempenho do Ceará e afirma: "O próximo objetivo é a Sul-Americana"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Depois de dois anos de dificuldade para permanecer na Série A, em 2018 e 2019, o time do Porangabuçu garantiu a pontuação mágica da permanência com seis rodadas de antecedência, confirmando a quarta participação consecutiva no torneio. Para Robinson, a atual condição do Ceará é resultado de anos de "dever de casa bem feito" e de investimento interno na metodologia do trabalho para se tornar uma equipe competitiva na elite do futebol nacional.

"O clube se encaminha para se consolidar na Série A. Eu digo que quando um clube faz cinco anos consecutivos (na primeira divisão), esse clube é de Série A. A gente pode alcançar. Já é um clube com história na Série A. A gente está colhendo os frutos de muito trabalho", afirmou o mandatário alvinegro.

O crescimento e o amadurecimento do Vovô na Série A mudaram o patamar do clube e o interesse externo. O presidente explica que a evolução do Ceará faz parte de um processo e foi preciso superar as dificuldades nos dois primeiros anos de estrutura, metodologia e financeira.

"Os clubes que chegam na Série A descem no primeiro ano porque não conseguem fazer o investimento necessário, nem implantar metodologia para formar atletas para enfrentar as 38 rodadas de alta intensidade contra os melhores atletas do Brasil. Mesclamos juventude, de jogadores com fome (de vencer), a atletas experientes. Fomos desenhando aos poucos", conta.

Robinson ressalta ainda a evolução do departamento responsável pela parte física, de fisiologia e nutrição dos atletas. "É a 'Escola de Brutamontes'. Faz diferença, jogadores fortes. Vê como estão hoje, pega o antes e o depois. É um trabalho em equipe. O clube se preparou muito internamente para se transformar em um clube de Série A. É preciso investir no clube. Faz uma diferença grande. É isso que sustenta."

Sul-Americana e pré-Libertadores

Com 45 pontos em 32 rodadas, o Ceará tem situação encaminhada na busca pela classificação para a Sul-Americana e segue sonhando por uma vaga inédita para a pré-Libertadores. Após confirmar a permanência, Robinson garante que o foco agora é pela Sula e diz que a diretoria já tem traçado o planejamento para a sequência da temporada.

"Agora é brigar primeiro pela Sul-Americana. Quantos mais pontos fizermos podemos chegar a uma Libertadores, que seria algo histórico. Nós estamos montando o planejamento do próximo ano já. Temos jogadores contatados, montando o grupo para o próximo ano. Vamos manter uma base grande. Vamos buscar situações. A gente tem que ir com calma porque não acabou. Vamos conversar ainda com nossos jogadores. Temos que ter muito cuidado para não perder o foco", pontua.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

presidente do ceará robinson de castro presidente do ceará robinson de castro robinson de castro ceará ceará libertadores ceará sul-americana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar