Participamos do

Copa do Nordeste: Ceará já eliminou Vitória-BA três vezes em mata-matas

Na última delas, na semifinal de 2015, o Leão da Barra foi eliminado e, na sequência, o Alvinegro conquistou o título da competição diante do Bahia
20:33 | Jul. 23, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quando Ceará e Vitória entrarem em campo, no sábado, 25, às 16 horas, em Pituaçu, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, será a quinta vez que os dois times se encontram em fases eliminatórias do Nordestão. No mata-mata, a vantagem alvinegra é ampla. A semifinal de 1997, foi a única fez que o Leão da Barra passou pelo Vovô. Em 2013 e 2014, duas quartas de final como agora, o Alvinegro eliminou o Rubro-Negro.

Em 2015, as duas partidas foram de semifinal, e com regras diferentes das de 2020, o segundo empate por 2 a 2, fora de casa, depois de um 0 a 0 no Castelão, deu ao Vovô a vaga à final da competição contra o Bahia. Nela, o Ceará se sagrou campeão do Nordeste pela primeira vez.

LEIA TAMBÉM | CBF define tabela de quartas de final da Copa do Nordeste; Ceará e Fortaleza jogam no mesmo horário

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em confrontos gerais, Ceará e Vitória já se enfrentaram 34 vezes com nove triunfos na conta do Vovô, 12 para o Vitória e 13 empates. Na Copa do Nordeste, a vantagem permanece, levemente, para o time baiano. Foram 14 confrontos, em que o time de Porangabuçu marcou 21 gols e sofreu 24. No torneio regional, o Alvinegro venceu duas vezes, o Leão da Barra acumula três triunfos.

O resultado mais frequente na competição, no entanto, é o marcador igual: foram nove empates, o que mostra que, quando se trata de Nordestão, as duas equipes se equiparam e o confronto de sábado, 25, promete. Lembrando que, agora, se o empate prevalece no tempo regulamentar, a vaga para semifinal será decidida na cobrança de penalidades.

LEIA TAMBÉM | Vina, do Ceará, rechaça polêmica em reencontro com o Vitória pela Copa do Nordeste

A última vez que um se sobrepôs ao outro pelo Nordestão foi em 2014, quando o Ceará ganhou por 5 a 1 — a vitória por maior diferença de gols entre os times. Nas três últimas vezes em que se encontraram na competição em 2019 (1 a 1) e duas vezes em 2015 (0 a 0 e 2 a 2) foram três empates. Já neste ano, os times duelaram pela terceira fase da Copa do Brasil, em março, e o Ceará levou a melhor, por 1 a 0, no Castelão. Os times voltarão a se enfrentar em Salvador, em jogo ainda sem data definida. 

Ceará e Vitória em eliminatórias do Nordestão

Desde a retomada da Copa do Nordeste, em 2013, o Ceará e o Vitória sempre estiveram na fase de quartas de final nas sete edições em que disputaram — o Vovô esteve de fora do torneio em 2017 e o time baiano em 2016. Das seis vezes anteriores em que disputou, em quatro o Alvinegro passou para a semifinal (2013, 2014, 2015 e 2018). Em 2015, a taça ficou com o Ceará. Já o Vitória, das seis, passou em duas: 2015 e 2017. O time é o maior campeão da Copa do Nordeste, com quatro troféus: 1997, 1999, 2003 e 2010.

Ceará x Vitória-BA

Quando: 25/07 (sábado), a partir das 16h
Local: Estádio de Pituaçu, Salvador-BA
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)
Assistentes: Oberto da Silva Santos (PB) e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB)
Transmissão: LiveFC

 

Classificação - Copa do Nordeste

Grupo B - Ceará


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar