A um ano da Copa do Mundo, restam 19 vagas para o Catar-2022

Treze classificados já estão confirmandos, sendo 10 europeus, o país-sede, Brasil e Argentina. Mundial acontece entre 21 de novembro e 18 de dezembro

Restando um ano para a abertura da Copa do Mundo de 2022, no Catar, 13 seleções já garantiram vaga no torneio, incluindo o Brasil. Outras 19 vagas seguem em disputa por todo o Mundo, com parte delas sendo definidas já na próxima data-Fifa, marcada para março de 2022.

Das seis eliminatórias continentais, cinco estão acontecendo normalmente em diferentes estágios. Dentre as seleções classificadas estão o país-sede, Catar; as dez vencedoras de grupos europeus — Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha; e Brasil e Argentina, que garantiram vaga com antecedência na América do Sul.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Copa do Mundo de 2022 acontece no Catar e será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro, diferentemente do tradicional período entre junho e julho, devido ao clima quente e seco do país do Oriente Médio.

Europa - 13 vagas na Copa

Com a fase de grupos finalizada e dez seleções garantidas, as Eliminatórias Europeias vão começar o processo de repescagem para classificar mais três seleções. Participam do processo as 10 segundas colocadas nas qualificatórias e as duas melhores vencedoras de grupos da Nations League. A divisão em dois potes ficou assim:

Pote 1: Portugal, Itália, Rússia, Suécia, Escócia e País de Gales

Pote 2: Polônia, Macedônia do Norte, Turquia, Ucrânia, Áustria e República Tcheca.

As seleções do pote 1 jogarão confronto único contra as do pote 2 como mandantes na semifinal, em duelos definidos por sorteio. Quem avançar, joga a final por uma vaga na Copa do Mundo. A depender da sorte (ou azar), pode pintar um Portugal x Itália valendo vaga no Mundial, por exemplo.

Portugal de Cristiano Ronaldo caiu para a repescagem europeia
Portugal de Cristiano Ronaldo caiu para a repescagem europeia (Foto: BERNADETT SZABO / POOL / AFP)

África - 5 vagas na Copa

A África já definiu as dez seleções que vão jogar um confronto eliminatório de ida e volta para carimbar o passaporte para o Catar: Argélia, Tunísia, Nigéria, Camarões, Mali, Egito, Gana, Senegal, Marrocos e República Democrática do Congo.

Os confrontos serão definidos por sorteio e os vencedores se classificam à Copa do Mundo.

Salah foi autor de um dos gols do Liverpool na vitória diante do RB Leipzig.
Salah foi autor de um dos gols do Liverpool na vitória diante do RB Leipzig. (Foto: Liverpool/ Twitter)

América do Sul - 4 vagas diretas e 1 na repescagem 

As Eliminatórias da América do Sul são disputadas em pontos corridos com as dez seleções vinculadas à Conmebol. Restando quatro rodadas, Brasil e Argentina já garantiram vaga e o Equador está em situação bem encaminhada para se classificar também. A disputa por quarto e quinto lugares estão bem acirradas e quase todas (Colômbia, Peru, Uruguai, Bolívia e Paraguai) estão na briga. Apenas a Venezuela ficou para trás e tem chances remotas de classificação.

Messi comemora classificação da Argentina para a Copa do Catar
Messi comemora classificação da Argentina para a Copa do Catar (Foto: )

Ásia - 4 vagas diretas e 1 na repescagem

Também restando quatro rodadas, a fase final das qualificatórias da Ásia é dividida em dois grupos. O Irã está a uma vitória da classificação. Coreia do Sul e Arábia Saudita também estão com boa vantagem e não devem ter problemas para confirmar as respectivas vagas. Japão e Austrália brigam pela segunda vaga do grupo B, com os nipônicos um ponto à frente. Os terceiros colocados de cada grupo fazem um confronto entre eles para definir quem vai para a repescagem intercontinental.

Coreia do Sul, de Son Heung-min, tenta garantir vaga na Copa do Mundo
Coreia do Sul, de Son Heung-min, tenta garantir vaga na Copa do Mundo (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)

América do Norte, Central e Caribe - 3 vagas na Copa e 1 na repescagem intercontinental

A fase final das eliminatórias da Concacaf são definidas com um octogonal, com os três primeiros levando as vagas diretas e o quarto indo para a repescagem. Restando seis rodadas, a situação ainda é indefinida. O Canadá lidera, mas só está dois pontos à frente do quarto colocado, Panamá. Estados Unidos e México são segundo e terceiro colocados, enquanto a Costa Rica corre por fora. Jamaica, El Salvador e Honduras têm chances mínimas.

Alphonso Davies tem guiado o Canadá na incrível campanha na Concacaf; o time lidera as Eliminatórias
Alphonso Davies tem guiado o Canadá na incrível campanha na Concacaf; o time lidera as Eliminatórias (Foto: Christof STACHE / AFP)

Oceania - 1 vaga na repescagem intercontinental

Sem vagas diretas na Copa do Mundo, a Oceania ainda não iniciou suas eliminatórias por conta dos casos de Covid-19. A ideia da OFC é que os jogos sejam disputados durante todo o mês de março em algum país seguro. Só uma seleção garante vaga na repescagem. A favorita, como sempre desde que a Austrália passou a disputar o qualificatório asiático, é a Nova Zelândia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar