Quem são os jogadores cearenses no Mundial de Clubes dos EUA

Quem são os jogadores cearenses no Mundial de Clubes dos EUA

Curiosamente, cada um deles fez base em uma equipe diferente da capital cearense, sendo: no Fortaleza, no Ceará e no Ferroviário, respectivamente

A “Terra da Luz” virou “Terra dos Atacantes” no Super Mundial de Clubes da Fifa.  Três jogadores cearenses, dentre os 800 atletas distribuídos entre as 32 equipes participantes, estão disputando a competição nos Estados Unidos e defendem clubes brasileiros e, até mesmo, um africano.

Os pontas Éverton Cebolinha, do Flamengo, Artur Victor, do Botafogo, e o centroavante Rodrigo Rodrigues, do Espérance-TUN, são os representantes cearenses na competição. Curiosamente, cada um deles fez base em uma equipe diferente da capital cearense, sendo: no Fortaleza, no Ceará e no Ferroviário, respectivamente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cearenses nos Estados Unidos

Éverton Cebolinha

O avançado de 29 anos fez sua base no Fortaleza, mas não passou muito tempo por lá. Após duas temporadas nos juniores do Leão, ele se transferiu para o Grêmio-RS.

Pelo Tricolor Gaúcho, Cebolinha estreou no profissional, onde permaneceu por seis temporadas — até se transferir para o Benfica-POR, em 2020. No Imortal, o atacante viveu os melhores momentos da carreira, colecionou convocações para a seleção brasileira, conquistou a Copa América 2019 pelo Brasil e somou os títulos da Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa (2018) e do Gauchão (2018 e 2019).

Pelos portugueses, foram mais duas temporadas, mas com pouco destaque. O cearense foi repatriado pelo Rubro-Negro em julho de 2022.

Artur Victor

Outro cearense com destaque no torneio mundial é o ponta-direita do Botafogo, Artur Victor. Durante sua formação, o atleta do Glorioso seguiu caminho parecido com Cebolinha, no entanto, em outro clube do Estado.

Artur iniciou sua formação na base do Ceará, onde atuou até o sub-20 do Alvinegro. Em 2015, o ponta de se transferiu para o Palmeiras, onde se profissionalizou, em 2017. Após sua estreia, o atacante ainda teve passagens por Londrina–PR, Bahia, RB Bragantino — todas por empréstimo do Verdão.

Em 2024, ele foi vendido ao Zenit-RUS, por 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 96 milhões de reais, na época). Contudo, após uma temporada em território europeu, o Botafogo acertou o retorno de Artur a território brasileiro.

Rodrigo Rodrigues

Completando o trio, aparece o centroavante Rodrigo Rodrigues, do Espérance, da Tunísia. O atacante estreou como atleta profissional pelo Ferroviário, em 2018. Porém, sua passagem em terras alencarinas durou pouco tempo.

Após um ano, ele se transferiu para o ABC-RN, em seguida, Rodrigo acumulou passagens por Atlético-GO, Paraná, Vilafranquense-POR, CSA-AL até chegar ao Juventude-RS, sua última equipe em território nacional. Foi então que, em 2023, o o cearense foi vendido para o Espérance — onde joga atualmente.

Passagens por terras alencarinas

Além o trio cearense, outros jogadores que vestiram as camisas de Ceará e Fortaleza estão disputando o Mundial. São eles: David Ricardo e Arthur Cabral, do Botafogo; Samuel Xavier, Hércules e Lima, do Fluminense.

Dentre deles, Hércules e David Ricardo foram os últimos a atuarem por Fortaleza e Ceará, respectivamente, até serem transferidos para os cariocas, no início deste ano.

Lima vestiu a camisa do Ceará até 2022, quando deixou o clube após o rebaixamento e se transferiu para o Fluminense, no início de 2023. Antes dele, quem também saiu do Vovô para a equipe de Xerém foi o lateral-direito Samuel Xavier, em 2021.

Por fim, mais recentemente, o centroavante Arthur Cabral foi contratado pelo Botafogo após sete temporadas na Europa. Cria da base do Ceará, ele se destacou no profissional do Vovô disputando a Série A de 2018

Antes da transferência para a Europa, o centroavante ex-Ceará teve uma rápida passagem pelo Palmeiras. Ele defendeu também o Basel-SUI, Fiorentina-ITA e Benfica-POR.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar