Quem são os jogadores cearenses no Mundial de Clubes dos EUA
Curiosamente, cada um deles fez base em uma equipe diferente da capital cearense, sendo: no Fortaleza, no Ceará e no Ferroviário, respectivamente
A “Terra da Luz” virou “Terra dos Atacantes” no Super Mundial de Clubes da Fifa. Três jogadores cearenses, dentre os 800 atletas distribuídos entre as 32 equipes participantes, estão disputando a competição nos Estados Unidos e defendem clubes brasileiros e, até mesmo, um africano.
Os pontas Éverton Cebolinha, do Flamengo, Artur Victor, do Botafogo, e o centroavante Rodrigo Rodrigues, do Espérance-TUN, são os representantes cearenses na competição. Curiosamente, cada um deles fez base em uma equipe diferente da capital cearense, sendo: no Fortaleza, no Ceará e no Ferroviário, respectivamente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cearenses nos Estados Unidos
Éverton Cebolinha
O avançado de 29 anos fez sua base no Fortaleza, mas não passou muito tempo por lá. Após duas temporadas nos juniores do Leão, ele se transferiu para o Grêmio-RS.
Pelo Tricolor Gaúcho, Cebolinha estreou no profissional, onde permaneceu por seis temporadas — até se transferir para o Benfica-POR, em 2020. No Imortal, o atacante viveu os melhores momentos da carreira, colecionou convocações para a seleção brasileira, conquistou a Copa América 2019 pelo Brasil e somou os títulos da Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa (2018) e do Gauchão (2018 e 2019).
Pelos portugueses, foram mais duas temporadas, mas com pouco destaque. O cearense foi repatriado pelo Rubro-Negro em julho de 2022.
Leia mais
-
Entenda a preocupação mundial com possível fechamento de Ormuz
-
FutCast ao vivo: Quem será o campeão do Super Mundial?; Mercado da bola de Ceará e Fortaleza
-
City domina, goleia Al Ain e garante vaga nas oitavas do Mundial
-
Al-Hilal pressiona, mas empate sem gols marca confronto contra o RB Salzburg no Mundial de Clubes
Artur Victor
Outro cearense com destaque no torneio mundial é o ponta-direita do Botafogo, Artur Victor. Durante sua formação, o atleta do Glorioso seguiu caminho parecido com Cebolinha, no entanto, em outro clube do Estado.
Artur iniciou sua formação na base do Ceará, onde atuou até o sub-20 do Alvinegro. Em 2015, o ponta de se transferiu para o Palmeiras, onde se profissionalizou, em 2017. Após sua estreia, o atacante ainda teve passagens por Londrina–PR, Bahia, RB Bragantino — todas por empréstimo do Verdão.
Em 2024, ele foi vendido ao Zenit-RUS, por 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 96 milhões de reais, na época). Contudo, após uma temporada em território europeu, o Botafogo acertou o retorno de Artur a território brasileiro.
Rodrigo Rodrigues
Completando o trio, aparece o centroavante Rodrigo Rodrigues, do Espérance, da Tunísia. O atacante estreou como atleta profissional pelo Ferroviário, em 2018. Porém, sua passagem em terras alencarinas durou pouco tempo.
Após um ano, ele se transferiu para o ABC-RN, em seguida, Rodrigo acumulou passagens por Atlético-GO, Paraná, Vilafranquense-POR, CSA-AL até chegar ao Juventude-RS, sua última equipe em território nacional. Foi então que, em 2023, o o cearense foi vendido para o Espérance — onde joga atualmente.
Passagens por terras alencarinas
Além o trio cearense, outros jogadores que vestiram as camisas de Ceará e Fortaleza estão disputando o Mundial. São eles: David Ricardo e Arthur Cabral, do Botafogo; Samuel Xavier, Hércules e Lima, do Fluminense.
Dentre deles, Hércules e David Ricardo foram os últimos a atuarem por Fortaleza e Ceará, respectivamente, até serem transferidos para os cariocas, no início deste ano.
Lima vestiu a camisa do Ceará até 2022, quando deixou o clube após o rebaixamento e se transferiu para o Fluminense, no início de 2023. Antes dele, quem também saiu do Vovô para a equipe de Xerém foi o lateral-direito Samuel Xavier, em 2021.
Por fim, mais recentemente, o centroavante Arthur Cabral foi contratado pelo Botafogo após sete temporadas na Europa. Cria da base do Ceará, ele se destacou no profissional do Vovô disputando a Série A de 2018
Antes da transferência para a Europa, o centroavante ex-Ceará teve uma rápida passagem pelo Palmeiras. Ele defendeu também o Basel-SUI, Fiorentina-ITA e Benfica-POR.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente