Eliminatórias da Copa: qual a situação do Brasil?
O Brasil sofreu sua pior derrota nas Eliminatórias da Copa do Mundo, caindo por 4 a 1 para a Argentina e complicando sua situação rumo a 2026
O Brasil sofreu sua pior derrota na história das Eliminatórias da Copa do Mundo. Na terça-feira, a seleção enfrentou a Argentina no Estádio Monumental, foi goleada por 4 a 1 e, com isso, viu seu maior rival garantir vaga no principal torneio de seleções.
A seleção canarinho, que até o início da rodada ocupava a terceira colocação, acabou caindo para a quarta posição após a derrota, sendo ultrapassada pelo Uruguai. Ainda restam quatro rodadas para a conclusão dos 18 jogos válidos pelas Eliminatórias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com um novo formato, a Copa do Mundo deixará para trás o modelo com 32 seleções e passará a contar com 48. Em 2026, o torneio será disputado em três países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá.
Brasil nas Eliminatórias: atual cenário e o que é preciso para garantir vaga
Com a derrota para a Argentina e os resultados dos outros jogos da rodada, a seleção brasileira soma atualmente 21 pontos, empatada com Uruguai e Paraguai.
Em comparação, a equipe que ocupa a posição de repescagem, a Venezuela, tem 15 pontos.
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026: VEJA tabela completa e atualizada
O que é preciso para garantir vaga?
Para assegurar uma vaga direta na Copa do Mundo, sem precisar disputar a repescagem, o Brasil precisa conquistar pelo menos seis pontos. Isso pode ser alcançado com duas vitórias ou com uma vitória e três empates.
A Data Fifa foi concluída com sete seleções já classificadas para a Copa de 2026. Confira quais são:
- Estados Unidos (país-sede)
- México (país-sede)
- Canadá (país-sede)
- Japão
- Nova Zelândia
- Irã
- Argentina
Brasil nas Eliminatórias: quantas partidas faltam?
Na quarta colocação, o Brasil ainda enfrentará quatro adversários na tentativa de garantir sua vaga na Copa de 2026.
Na próxima Data Fifa, a equipe comandada por Dorival Júnior enfrentará o Equador, fora de casa, e o Paraguai, como mandante.
Derrota do Brasil promove maior audiência da televisão brasileira na temporada; SAIBA MAIS
Nesta edição das Eliminatórias, os confrontos contra essas seleções tiveram resultados distintos. Contra o Paraguai, Dorival Júnior sofreu sua primeira derrota à frente da seleção, ao perder por 1 a 0, com gol de Diego Gómez.
Já versus o Equador, em Curitiba, Dorival estreou com uma vitória. O Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Rodrygo.
Os dois últimos jogos da seleção brasileira, que encerrarão as Eliminatórias, serão contra Chile e Bolívia. Curiosamente, devido às campanhas ruins, essas duas seleções podem já estar matematicamente eliminadas da disputa por uma vaga na Copa de 2026.