Covid-19 no futebol: quais estados do Brasil proibiram a prática do esporte?

O estado do Ceará suspendeu o Campeonato Cearense de Futebol 2021 durante o período do decreto de restrição por causa da Covid, mas abriu exceção para a Copa do Nordeste e para a Copa do Brasil

O último balanço diário de mortes causadas por complicações da Covid-19 atestou 2.798 óbitos no Brasil nessa terça-feira, 16. Além disso, a velocidade da vacinação no País ainda é lenta, com somente 1,79% da população tendo recebido as duas doses dos imunizantes disponíveis no momento. Assim, buscando conter a agravação da pandemia do novo coronavírus no Brasil, vários estados brasileiros emitiram decretos restringindo a circulação de pessoas. O futebol, que não está à parte da sociedade, também foi afetado por isso.

Até o momento, oito estados proibiram completamente a prática do futebol profissional. Estão inclusos nesses parâmetros São Paulo, Minas Gerais, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins, Distrito Federal e Goiás.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outros locais fizeram suspensões parciais, como no Ceará, que paralisou o Campeonato Cearense, mas liberou a realização dos jogos da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil. No Paraná, partidas na capital, Curitiba, estão vetados. Já em Santa Catarina, várias cidades proibiram a prática desse esporte, mas algumas, como Brusque e Concórdia, deram permissão. No Rio de Janeiro, partidas na capital fluminense e em outras cidades do Estado foram suspensas.

Para tentar "driblar" essas determinações, alguns jogos, especialmente os da Copa do Brasil, foram remarcados em estados diferentes dos que estavam originalmente programados. O Ferroviário, por exemplo, jogaria em Porto Velho, Rondônia, para enfrentar o Porto Velho. Contudo, após cinco mudanças de sede, o clube coral jogará nesta quinta-feira, 18, às 15h30min, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. 

Para evitar situações como esta, Minas Gerais proibiu jogos de equipes de outros estados em território mineiro. Além disso, o Campeonato Mineiro foi paralisado a partir desta segunda-feira, 22.

Vale ressaltar que o futebol brasileiro ficou paralisado completamente desde meados de março de 2020 até o fim de junho do ano passado, quando o Campeonato Carioca reiniciou e marcou o reinício da modalidade no Brasil.

Os estados brasileiros que proibiram o futebol até o momento:

Centro-Oeste

Distrito Federal - proibido
Goiás - proibido
Mato Grosso - liberado
Mato Grosso do Sul - liberado

Nordeste

Alagoas - liberado
Bahia - liberado
Ceará - proibido, com exceção da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil
Maranhão - liberado
Paraíba - liberado
Pernambuco - liberado
Piauí - liberado
Rio Grande do Norte - liberado
Sergipe - liberado

Norte

Acre - proibido
Amapá - proibido
Amazonas - liberado
Pará - liberado
Rondônia - proibido
Roraima - liberado
Tocantins - proibido

Sudeste

Espírito Santo - liberado
São Paulo - proibido
Rio de Janeiro - proibido na capital e em algumas cidades
Minas Gerais - proibido

Sul

Paraná - proibido ter jogos na capital Curitiba
Rio Grande do Sul - liberado
Santa Catarina - várias cidades proibiram jogos, mas algumas liberaram, como Brusque e Concórdia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 no futebol paralisação futebol brasil futebol brasileiro campeonatos nacionais copa do brasil copa do nordeste futebol no brasil covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar