Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Com gol de Wellington Paulista, Fortaleza bate o Ceará no Clássico-Rei e se distancia do Z4

A vitória coloca o Leão na faixa de classificação da Sul-Americana e deixa a equipe do Pici mais próxima do objetivo da permanência

No segundo Clássico-Rei na Série A 2019, quem sorriu foi o torcedor tricolor. Com gol de Wellington Paulista, o Fortaleza bateu o Ceará por 1 a 0, devolveu a derrota sofrida no primeiro turno e chegou a 39 pontos na tabela do Brasileirão. A vitória coloca o Leão na faixa de classificação da Sul-Americana e deixa a equipe do Pici mais próxima do objetivo da permanência.

+ Faixa do Fortaleza em protesto contra o VAR é retirada após ordem da arbitragem

Com os três pontos conquistados, o Fortaleza pode terminar a 32ª rodada com seis de vantagem da zona de rebaixamento. A diferença será mantida caso o Botafogo, que enfrenta nesta segunda-feira, 11, o Avaí no Rio de Janeiro, não vença. Empate ou triunfo dos cariocas, o Tricolor ainda terá uma margem de cinco pontos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já a derrota faz o Ceará estacionar nos 36 pontos. O Vovô não corre risco de entrar na zona de rebaixamento até o fim da rodada. Dependendo do resultado do Botafogo, pode ver a vantagem da zona de rebaixamento cair de três para dois pontos.

O triunfo do Fortaleza foi construído ainda no primeiro tempo. Explorando o lado direito da defesa do Vovô, o Tricolor encontrava espaço para atacar. Numa jogada em parceria de Romarinho e Osvaldo, Wellington Paulista apareceu livre dentro da área para cabecear no fundo das redes, aos 13 minutos da etapa inicial.

O gol definiu o cenário da partida até o apito final. O Ceará passou a dominar a posse de bola, rondar a área do rival, mas tinha dificuldade no último passe. Enquanto isso, o Leão atuava fechado defensivamente para explorar contra-ataques com os velozes Romarinho e Osvaldo.

No primeiro tempo, a melhor jogada do Ceará saiu dos pés de Felipe Baxola, o destaque do Vovô na partida. O camisa 10 acertou o travessão do goleiro Felipe Alves.

Na segunda etapa, Adílson Batista sacou Valdo e colocou Wescley. O treinador alvinegro desfez o esquema com três zagueiros (3-5-2) e lançou o time pra frente em busca do empate. Mateus Gonçalves e Leandro Carvalho ainda entraram nos lugares de Thiago Galhardo e Felipe Baxola, que deixou o campo sentindo dores musculares.

Apesar da pressão imposta pelo Alvinegro, as investidas não surtiram o efeito ideal. O time do Porangabuçu seguiu tendo dificuldades na conclusão das jogadas. Luiz Otávio teve a melhor chance para empatar, mas Felipe Alves salvou o Leão.

Os comandados de Ceni seguiram o plano de jogo, seguram o ímpeto do adversário e garantiram o triunfo. No apito final do árbitro Flavio Rodrigues, a torcida tricolor fez a festa no Castelão. Dentro de campo, jogadores e membros da comissão técnica do Fortaleza comemoraram bastante o resultado.

O Tricolor volta a campo no próximo domingo, 17, contra o CSA, novamente no Castelão. O Alvinegro enfrenta a Chapecoense, fora de casa, no mesmo dia.

Ficha técnica

Fortaleza 1 x 0 Ceará

Fortaleza

4-2-4: Felipe Alves; G. Dias, Quintero, Jackson (Paulão) e B. Melo; Felipe e Juninho; Osvaldo (Nenê Bonilha), André Luis (Kieza), Wellington Paulista e Romarinho. Téc: Rogério Ceni

Ceará

3-5-2: Diogo Silva; Brock, Valdo (Wescley) e Luiz Otávio; Samuel Xavier, Fabinho, Ricardinho, Baxola (Leandro Carvalho) e João Lucas; Thiago Galhardo (Mateus Gonçalves) e Felippe Cardoso. Téc: Adílson Batista

Local: Castelão, em Fortaleza-CE

Data: 10/11/2019

Horário: 19 horas

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza-SP

Assistentes: Alex Ang Ribeiro-SP e Neuza Inês Back-SP

Cartões amarelos: Bruno Melo, Quintero e Osvaldo; Valdo, Brock e Leandro Carvalho

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar