Casal que desenvolve pranchas ecológicas já retirou mais de 30 mil garrafas do meio ambiente

Carolina e Jairo tiveram a iniciativa com a intenção de conscientizar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e incentivar a prática de surfe

Carolina Scorsin, 42 anos, e Jairo Lumertz, 48, há 10 anos criaram o projeto “Prancha Ecológica”, onde fabricam pranchas de surfe feitas a partir de garrafas pet. A iniciativa do casal de surfistas de Santa Catarina foi alimentada pela vontade de reutilizar plásticos encontrados no meio ambiente e usá-los como material para a prática de surfe.

A ideia de produzir pranchas de garrafa pet partiu de Jairo em 2007, período que ele morava no Havaí. Ao visualizar o plástico boiando sob o mar, imaginou usar o material para produzir equipamentos de surfe.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No entanto, foi somente ao retornar para o Brasil em 2011 e conhecer sua atual esposa Carolina, que o projeto iniciou-se de fato. Atualmente, o “Prancha Ecológica” é uma das grandes iniciativas que fazem parte da ONG Eco Garopaba, localizada no litoral catarinense.

Sucesso pelo Brasil

O projeto é sucesso pelo Brasil inteiro e desperta a curiosidade de pessoas do mundo todo. Desde o seu início, já palestraram para mais de 60 mil crianças, visitaram 17 estados brasileiros e retiraram mais de 30 mil garrafas plásticas do meio ambiente, transformando-as em pranchas de stand up , surfe e bodyboard.

Em Garopaba, cidade em que tudo começou, o projeto ganhou a adesão de várias escolas. Os professores incentivaram as crianças a participarem promovendo em grupo a confecção de pranchas em sala de aula, e levando os alunos para a prática com o material reciclado por eles mesmos.

Em entrevista ao O POVO, Carolina conta que, em seu projeto, a prancha se torna uma ferramenta para falar sobre os problemas que o lixo vem causando ao meio ambiente, para incentivar o esporte e a preservação da natureza.

Veja registros do projeto:

Acessibilidade e apadrinhamento

Além disso, Carolina afirma que o “Prancha Ecológica” busca a inclusão e já até convencionou uma prancha adaptada para deficientes físicos. Atualmente, ele trabalha também com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

O projeto Prancha Ecológica é apadrinhado pelo ator global Klebber Toledo e, uma vez por ano, promove o evento Festival de Surf em Garrafas Pet em Garopaba.

Mais notícias sobre Santa Catarina:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

surf garopara sc santa caratarina prancha garrafa pet prancha ecologica esportes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar