Domingos Filho acusa Izolda de cometer "crimes eleitorais" para atender Camilo e Elmano

Candidato a vice na chapa de Roberto Cláudio entra no embate entre o ex-prefeito de Fortaleza e a governadora Izolda Cela. No centro da polêmica, os convênios entre o Governo do Estado e prefeituras

O candidato a vice-governador Domingos Filho (PSD) entrou no recente embate entre a governadora Izolda Cela (sem partido) e o candidato ao Palácio da Abolição Roberto Cláudio (PDT). Nesta quarta-feira, 7, os ex-aliados trocaram críticas referentes a convênios entre o Estado e prefeituras do Interior. Segundo Domingos, Izolda comete "crimes eleitorais" para beneficiar o ex-governador Camilo Santana (PT) e o candidato ao Governo Elmano de Freitas (PT).

"Os petistas Camilo Santana e Elmano Freitas devem mesmo ser solidários com a Governadora Izolda Cela pelos crimes eleitorais que ela comete para atendê-los. Cabe-nos, na defesa de eleições limpas, denunciar os abusos e ilegalidades cometidas a luz do dia e sem qualquer cerimônia, com o objetivo de cooptar Prefeito(s) com recursos públicos estaduais em pleno período eleitoral", afirmou Domingos Filho em publicação nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele também fez referência a recente decisão do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos, que bloqueou novas transferências de recursos para os municípios. "Parabéns à Justiça Eleitoral por coibir essa prática que remonta aos sombrios tempos dos coronéis da política. Tmj RC!".

A nova fase do racha entre Roberto Cláudio e Izolda Cela, que deixou o PDT após ser derrota pelo ex-prefeito em disputa pelo posto de candidato ao Governo, acontece após dura reação da governadora a acusações de RC. Em debate da TV Otimista, na última terça, 6, ele afirmou que recursos do Estado estariam sendo usados para pressionar prefeitos a apoiarem Elmano. Disse ainda que gestores que não estão ao lado do petista acabam tendo convênios cortados, destacando que a imprensa do Sul do País está chamando o caso de "mensalão cearense".

“Tenho visto, com surpresa, declarações absurdas do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre o procedimento ético do nosso Governo. Cabe-me o dever de afirmar que não são verdadeiras. E são também covardes e irresponsáveis, na medida em que desvirtuam os fatos e expõem a imagem do nosso Estado e de quem trabalha sério para seu desenvolvimento. Lamento muito tudo isso”, afirmou a governadora no Twitter.

O candidato do PDT ao governo do Ceará logo respondeu e disse: “A governadora não tem que se justificar para mim, tampouco me atacar. Ela, juntamente com os seus candidatos, Elmano e Camilo, têm que se defender mesmo é perante a justiça e se explicar, de fato, ao povo do Ceará”.

Na última terça-feira, 6, a chefe do Executivo cearense já havia emitido nota sobre o caso, explicando que a ação não atrapalharia convênios anteriores ao período eleitoral ou de obras já em andamento.

"A decisão do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) não prevê suspensão de obras do Estado nos municípios, nem de repasse total de recursos do Estado aos municípios, como vem sendo divulgado por parte da imprensa. Mas sim a não execução de novos convênios durante o período eleitoral”, diz o texto.

O ex-governador e candidato ao Senado, Camilo Santana, saiu em defesa de Izolda. Para o petista, Izolda foi atacada por RC "atacada de forma injusta e oportunista".

"Minha solidariedade à querida governadora Izolda Cela, atacada de forma injusta e oportunista. É preciso mais respeito na política", afirmou Camilo em postagem nas redes sociais, nesta quarta-feira, 7.

Apoiado por Camilo e tendo a simpatia de Izolda, o candidato do PT ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas, prestou solidariedade à governadora, afirmando se tratar de uma pessoa séria. "Quero prestar minha solidariedade à governadora Izolda Cela, mulher séria, honrada e competente, e que merece todo o nosso respeito. O povo cearense reconhece isso".

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), também ficou ao lado de Izolda. Sem citar nomes, o pedetista prestou solidariedade à gestora e disse que ela sofre “ataques covardes e infundados”.

“Minha solidariedade diante dos ataques covardes e infundados daqueles que perderam o limite na obsessão pelo poder. À repulsiva moda Bolsonaro, inventam mentiras e passam a repeti-las na tentativa inútil de as transformarem em verdades e com isso enganarem as pessoas. Não passarão”, disse o político em post publicado nos stories do Instagram.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), repudiou o que classificou como “acusações levianas” contra Izolda. “Vem conduzindo nosso estado com ética e grande espírito público”, ressalta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Izolda Roberto Cláudio Domingos Filho prefeituras convênios

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar