Evandro Leitão, do PDT, sai em defesa de Izolda: "Mais absoluto repúdio"

Presidente da Assembleia Legislativa usou as redes sociais para repudiar declarações de Roberto Cláudio em relação ao Governo do Estado, mas não citou o nome do candidato, seu colega de partido

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), saiu em defesa da governadora Izolda Cela (sem partido) após o candidato a governador Roberto Cláudio, seu colega de partido, acusar o Governo do Estado de pressionar prefeitos para apoiarem Elmano Freitas (PT), também candidato ao Abolição.

Em publicação no Twitter, o chefe do legislativo fez elogios a Izolda e disse repudiar qualquer ataque que a ela seja direcionado. "Governadora Izolda Cela é uma das pessoas mais íntegras e justas que já conheci, além de uma competência admirável. Terei por ela sempre muito respeito e reconhecimento, assim como o povo cearense. Qualquer tentativa de atacá-la terá sempre meu mais absoluto repúdio", escreveu ele.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com as declarações públicas, Evandro se junta a prefeitos, deputados e ao ex-governador Camilo Santana (PT), que também publicaram notas de apoio à governadora. Izolda se manifestou oficialmente sobre o assunto na noite desta quarta-feira, 7, quando foi às redes sociais chamar de "absurdas, covardes e irresponsáveis" as declarações de Roberto Cláudio sobre suposta cooptação feita pelo Governo em benefício de Elmano.

Também pelas redes sociais, o pedetista rebateu Izolda. "A governadora não tem que se justificar para mim, tampouco me atacar. Ela, juntamente com os seus candidatos, Elmano e Camilo, têm que se defender mesmo é perante a Justiça e se explicar, de fato, ao povo do Ceará", escreveu RC no Twitter.

O estopim para a tensão foram as declarações de RC no debate da TV Otimista, promovido na última terça-feira, 6. Na ocasião, o pedetista citou a decisão do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que impediu o Governo do Estado de fazer transferências de recursos voluntárias aos municípios durante a campanha eleitoral.

O candidato deu a entender que o Executivo estadual estaria beneficiando com verbas os prefeitos que declaram voto em Elmano em detrimento dos que estão ao lado dos demais candidatos. RC ainda chegou a afirmar que a imprensa do Sul do Estado estaria se referindo ao caso como "mensalão cearense".

Em resposta, Izolda disse que o candidato desvirtua os fatos. "Tenho visto, com surpresa, declarações absurdas do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre o procedimento ético do nosso Governo. Cabe-me o dever de afirmar que não são verdadeiras. E são também covardes e irresponsáveis, na medida em que desvirtuam os fatos e expõem a imagem do nosso Estado e de quem trabalha sério para seu desenvolvimento. Lamento muito tudo isso", diz a mensagem publicada pela governadora.

O candidato a vice-governador na chapa de RC, Domingos Filho (PSD), saiu em defesa do aliado e acusou Izolda de cometer crimes eleitorais para beneficiar Elmano e Camilo. "Cabe-nos, na defesa de eleições limpas, denunciar os abusos e ilegalidades cometidos à luz do dia e sem qualquer cerimônia", disse o pessedista.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, também pedetista, ficou do lado da governadora. Em publicação no Instagram, ele disse que Izolda tem sofrido "ataques covardes e infundados", mas não citou nomes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

evndro leitão evandro defende izolda izolda e evandro leitão assembleia legislativa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar