Quem é Kamila Cardoso, candidata de Capitão Wagner ao Senado

Advogada vai disputar vaga no Senado na chapa de Wagner. Seu nome foi confirmado nesta sexta-feira (5) para a disputa

A advogada Kamila Cardoso de Souza Ribeiro (Avante) foi anunciada como candidata ao Senado na chapa do candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (União Brasil). Advogada na área social e envolvida na política desde 2020, Kamila enfrentará Camilo Santana (PT) para a única vaga de senador cearense em disputa, nas eleições de 2022. É sua segunda vez concorrendo a algum cargo político ao lado de Capitão Wagner.

Kamila concorreu a vice-prefeita junto com o deputado federal Capitão Wagner, em 2020. A chapa chegou ao segundo turno contra José Sarto (PDT) e Élcio Batista (PSB). Kamila milita, principalmente, em causas sociais por acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Kamila tem 44 anos e é mãe do adolescente Kaio Cardoso. Em 2010, Kamila descobriu que seu filho sofria de anemia aplástica, doença que destrói células-tronco dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e também das plaquetas por um defeito no sistema imunológico. Ela mobilizou intensa campanha para que ele obtivesse transplante de medula óssea.

No Instagram, Kamila se dedica a divulgar, frequentemente, informações sobre acessibilidade, como seu relato sobre o apagão ocorrido no Castelão no domingo, 12 de julho, e expondo a falta de rampas para cadeirantes e pessoas com deficiência.

"No último domingo, vivenciei momentos de tensão. Aos 44 minutos do segundo tempo na Arena Castelão houve falta de luz e além das torcidas entrarem em conflito, e torcedores saírem machucados do estádio e cadeiras quebradas, a evacuação não foi realizada rapidamente, pois onde eu estava, por exemplo, não havia rampas", publicou Kamila na rede social.

Capitão Wagner disse que Kamila foi escolhida para concorrer ao senado entre seis pretendentes. “Ela aceitou o desafio que poucos homens teriam coragem de enfrentar. Enfrentar um adversário que está consolidado, enfrentar um adversário que até um dia desses era governador do Estado”, disse, referindo-se a Camilo Santana. “Como ela própria disse, a nossa missão não é enfrentar adversários, mas apresentar propostas para os cearenses”, acrescentou.

Em convenção nesta sexta-feira, 5, Capitão Wagner discursou a favor da candidatura de Kamila ao senado. "Aguerrida, corajosa, disposta a representar todas as pessoas com deficiência que vai ser protagonista, vai ser nossa senadora e nos representar lá em Brasília", disse Wagner.

Em 2020, Capitão Wagner, concorrendo a prefeito na época, citou que Kamila reúne "capacidade que ela tem como mãe de abraçar uma bandeira e levar até o fim essa luta".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

kamila cardoso SENADO PODEMOS capitão wagner eleições 2022 eleições Ceará Camilo Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar