Eleição no Ceará "tem caído no colo de Capitão Wagner": Jogo Político #197

Jogo Político episódio #197 analisa os últimos momentos de definição na eleição no Ceará

No episódio #197 do podcast Jogo Político, os jornalistas do O POVO Guálter George e Érico Firmo comentam os dias decisivos sobre as eleições no Ceará. Na opinião de Guálter, o rompimento entre PDT e PT traz um fator de preocupação para a candidatura de Capitão Wagner (União Brasil). "Ele perde aquela condição que era exclusiva dele de ser a voz anti-Ferreira gomista no Ceará. Hoje o PT disputa com ele essa condição, mesmo que seja na perspectiva de mais curto prazo." Apesar disso, pontua o jornalista, o cenário tem se tornado mais favorável do que se projetava para o candidato do União Brasil. "Este é um processo eleitoral que tem caído no colo do Wagner o tempo todo", afirma o jornalista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Guálter acredita que, ao iniciar a montagem da estrutura de campanha, Wagner projetava fortalecer a posição em Fortaleza, de olho na eleição pela Prefeitura em 2022. "As circunstâncias foram se criando de forma que a candidatura dele hoje é plenamente viável. As circunstâncias foram moldando isso."

Na avaliação do jornalista, se fosse formada uma aliança que reunisse os apoios de Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Camilo Santana (PT), Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, seria difícil para Wagner competir. O rompimento, porém, abre possibilidades para a oposição estabelecida.

Guálter acrescenta que a pesquisa Ipespe, que será divulgada nesta quinta-feira, 3, irá definir o rumo que tomará a disputa.

Guálter George é diretor de Opinião e colunista do O POVO. Érico Firmo é editor e colunista de Política.

Jogo Político

Acompanhe o Jogo Político:

Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022

Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube e Facebook do O POVO

Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public

Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições Ceará eleições 2022 Capitão Wagner Roberto Cláudio Elmano Freitas governadora Izolda Cela Camilo Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar