PTB quer resposta de Wagner sobre candidatura ao Senado até esta terça-feira

Para Euler, não faz sentido lançar um dono de canal de TV ou um inspetor da Polícia Civil

Presidente do PTB no Ceará, Euler Barbosa afirmou ao O POVO que o partido espera somente até esta terça-feira, 2, à noite, uma resposta do pré-candidato a governador Capitão Wagner (UB) sobre a vaga de postulante ao Senado Federal na chapa dele. O PTB pleiteia o espaço com o Pastor Francisco Paixão. O PL também está de olho no espaço. Ele congrega na Assembleia de Deus do Templo Central e preside a Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (Ormece). A executiva estadual do PTB se reunirá nesta terça-feira para deliberar sobre a questão.

O dirigente petebista avaliou que não faz sentido que um empresário da comunicação ou um inspetor da Polícia Civil sejam os encarregados de enfrentar o ex-governador e candidato a senador Camilo Santana (PT) nas urnas. Foi uma referência a dois pré-candidatos do PL ao Senado, José Alberto Bardawil e o vereador de Fortaleza Inspetor Alberto. "Não acrescenta em nada ao processo", disse Euler.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para Euler, eventuais candidaturas de Inspetor Alberto ou Bardawil são exemplo de que "inteligência política nunca foi o forte dessa turma do PL". "Candidatura ao Senado deve ter base eleitoral e apelo político. A candidatura do Pastor Paixão fala com uma base de 40% do eleitorado. E o apelo político é bem claro: o conservador cristão acordou para a política. E num nível que é bem elevado e crescente", argumentou.

Outra possibilidade, diz Barbosa, é de o PTB apresentar uma candidatura a senador sem que esteja vinculada a nenhuma chapa. Ele sublinha que o ex-presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que anunciou candidatura presidencial repentinamente, terá palanque no Ceará. 

Jefferson está em prisão domiciliar desde janeiro de 2022, Ele foi preso em 2021 no curso de inquérito que apura a existência de suposto grupo criminoso com objetivo de corroer a democracia nas redes sociais.

Questionado sobre as chances reais de Paixão bater Camilo nas urnas, Euler inicia ponderando: "O Camilo tem a melhor avaliação e recall de votos, até mesmo pelo trabalho que fez."

"As igrejas evangélicas estão presentes em 100% dos municípios. Só a Assembleia de Deus Templo Central, da qual faz parte o Pastor Paixão, conta com mais de 5 mil templos no Estado", argumentou Euler, agora em defesa do futuro candidato.

"Ele acabou de receber o apoio declarado de membros da Igreja Universal. Devemos ter mais 20 mil templos de outras denominações no Estado. Toda essa estrutura jamais teve um candidato seu legítimo, Pastor e líder de líderes", complementou o presidente do PTB do Ceará.

Apesar de demonstrar confiança na eventual postulação do PTB ao Senado, Euler afirma que "Camilo tem tudo pra ganhar a eleição. Mas ele não tem é nenhuma candidatura forte em oposição". Somado a isso, diz, a candidatura é necessária para posicionar a legenda no Ceará.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

euler barbosa ptb ptb capitão eleição ptb ceará eleições

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar