Prefeito de Ibiapina pede desfiliação do PSB para apoiar Elmano Freitas

Em comunicado divulgado nas redes sociais, Marcos Leite destacou que o cenário político nacional e do Ceará exige "coerência, coragem e lealdade"

O prefeito de Ibiapina, Marcos Leite, pediu desfiliação do PSB nesta segunda-feira, 1º, e anunciou apoio à candidatura de Elmano Freitas (PT) ao Governo do Ceará. A decisão foi anunciada por meio de comunicado divulgado nas redes sociais. No texto, o gestor menciona que o atual cenário político nacional e no Ceará exige "coerência, coragem e lealdade".

"Tomo esta decisão em reconhecimento ao trabalho do ex-governador e nosso futuro senador, Camilo Santana, que tanto fez por nosso município de Ibiapina", diz trecho da mensagem. "Com a decisão tomada me engajo na campanha de Elmano de Freitas, para governador do Ceará, e Camilo Santana para o Senado", acrescentou. Na publicação, Leite compartilhou uma foto em que aparece ladeado de Camilo, Elmano e da deputada estadual Augusta Brito, também do PT.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No último dia 27 de julho, o diretório do PSB no Ceará definiu apoio à candidatura do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) ao Palácio da Abolição durante a convenção estadual do partido. Antes do anúncio oficial, o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, chegou a ser procurado pelo ex-governador Camilo Santana, que tentou atrair os socialistas para o arco de alianças de Elmano. Prevaleceu, contudo, a posição defendida pelo presidente estadual do partido no Ceará, o deputado federal Denis Bezerra, que apalavrou "apoio irrestrito" ao PDT.

Com a baixa do prefeito de Ibiapina, o número de chefes de executivo municipal filiados ao PSB no Ceará caiu para oito. A assessoria de imprensa do partido, no entanto, diz que ainda não foi notificada oficialmente sobre o pedido de desligamento de Marcos Leite. O POVO tentou, sem sucesso, contato telefônico com o presidente da sigla, Denis Bezerra. Posteriormente, por mensagem de texto, ele prometeu se pronunciar oficialmente sobre o assunto ainda nesta segunda-feira, 1º.

Contexto local

Nas eleições de 2020, Marcos Leite foi eleito com 51,15% (7.024) dos votos válidos contra 48,85% (6.709) do então prefeito, Leandro Linhares (PDT). Com o apoio a Elmano, Leite se posiciona no lado oposto do principal adversário político na cidade, que apoiará a candidatura de Roberto Cláudio Governo do Estado. A tendência, portanto, é que no plano municipal a disputa seja polarizada entre os candidatos do PT e PDT. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prefeito psb pede desfiliação prefeito ibiapina psb ceará desfiliação prefeito psb ibiapina eleições 2022 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar