PSB resiste a Camilo e confirma apoio a Roberto Cláudio em convenção

Partido era disputado entre PDT e PT

O PSB Ceará realiza convenção na manhã desta quarta-feira, 27, e confirma o apoio à candidatura de Roberto Cláudio (PDT) a governador. O apoio era disputado pelo PT. O ex-governador Camilo Santana (PT) chegou a ir a Brasília se reunir com o presidente nacional, Carlos Siqueira, acompanhado do deputado federal José Guimarães (PT), do ex-senador Eunício Oliveira (MDB), do deputado estadual Zezinho Albuquerque (Progressistas) e do pré-candidato a governador Elmano de Freitas(PT). A intenção era reproduzir no Ceará a aliança nacional entre PSB e PT. Mas, Siqueira disse que daria autonomia ao comando estadual, que confirma a aliança com Roberto Cláudio.

"Tivemos muitas especulações nas últimas 48 horas", apontou o presidente estadual do PSB, deputado federal Denis Bezerra. "Mas o que vale é a decisão do diretório estadual, que foi confirmada pelo nosso diretório nacional, através do nosso presidente Carlos Siqueira, que disse que a decisão era nossa. E hoje a gente está aqui realmente para formalizar, através da convenção, esse apoio irrestrito ao PDT no Estado do Ceará."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente estadual disse que também falou na última sexta-feira, 22, com Camilo. A conversa foi por telefone, porque Denis estava em viagem. "Conversamos longamente", contou. O parlamentar disse ser normal a articulação do ex-governador. "Recebi com naturalidade. Todo mundo pode fazer esse tipo de diálogo."

Ele relatou o teor da conversa da última sexta: "Ele (Camilo) fez algumas ponderações. Mantivemos um diálogo cordial. Coloquei o nosso posicionamento, que havia sido definido através de uma reunião do diretório, por unanimidade. E se eu fizesse qualquer tipo de movimento para desfazer aquela reunião, eu não estaria praticando nada mais e nada menos do que o mesmo que a gente tem raiva, que a gente tem ojeriza, que é autoritarismo. A gente tem de respeitar as decisões partidárias, temos de respeitar as decisões institucionais."

Denis Bezerra reconhece que, para confirmar a decisão, houve intensas conversas e articulações. Só na segunda-feira, ele disse que falou quatro ou cinco vezes com Siqueira. "Fomos alinhando o entendimento para que chegássemos hoje a estar realizando essa festa democrática."

O deputado também comentou o manifesto de integrantes do partido na tentativa de mudar a decisão. Ele citou que havia assinatura de pessoa não mais filiada e também outros dois membros que negaram terem assinado. "Mas tudo dentro de um processo democrático que a gente entende."

Denis ressaltou a complexidade do momento. "O cenário atual é muito complicado. Temos uma disputa muito grande. Há uma certa divergência na base que governou o Estado nos últimos 16 anos. E tudo isso vai influenciar. Mas eu tenho certeza que, no decorrer do processo eleitoral, todo mundo vai se unir dentro desse mesmo projeto de dar continuidade ao desenvolvimento do nosso Estado do Ceará."

Com informações do repórter Filipe Pereira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições Ceará eleições 2022 Roberto Cláudio Camilo Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar