Associações de imprensa lançam nota em defesa da democracia e dos resultados eleitorais

O comunicado será publicado nesta terça-feira, 2

Três associações de imprensa vão lançar nesta terça-feira, 2, nota em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e o respeito aos resultados eleitorais. Assinam o manifesto a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

"As entidades vêm a público reafirmar seu compromisso com o Estado de Direito e as decisões soberanas das eleições, referendadas por uma Justiça Eleitoral, cuja atuação tem sido reconhecida internacionalmente", disse a nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O comunicado simultâneo entre as entidades também buscará reforçar a importância da atividade independente da imprensa, especialmente no combate a desinformação.

"Apenas em ambientes de liberdade política, de solidez das instituições e de pleno respeito à Constituição a missão jornalística pode ser levada aos brasileiros com a abrangência e transparência que as democracias exigem", indica o informe.

A nota vem em um momento pré-campanhas eleitorais e na esteira de uma crescente adesão à "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!", organizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que já conta com mais de 630 mil assinaturas, entre juristas, acadêmicos, artistas, empresários, economistas, e políticos de esquerda e de direita.

Diante de ataques à lisura do processo eleitoral e da reação de movimentos da sociedade civil pró-democracia, cabe ressaltar que para o Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (em inglês, International Institute for Democracy and Electoral Assistance - IDEA), a existência de uma imprensa livre com poder de fiscalizar o Estado, o respeito às liberdades civis, a pluralidade de partidos políticos, o combate à corrupção são elementos que indicam em que nível se encontra a democracia de um determinado país.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 liberdade de imprensa associações imprensa urnas eletrônicas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar