Participamos do

Meninas Cientistas: restam 10 dias para inscrição no 2º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

As vencedoras poderão participar da Reunião Anual da SBPC e apresentar seus trabalhos no evento
12:54 | Out. 21, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As inscrições para a segunda edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, lançado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), estão abertas até o dia 31 de outubro. Serão laureadas uma estudante do ensino médio e uma da graduação, cujas pesquisas de iniciação científica “demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro”. O prêmio também considera estudantes destaque em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e similares.

A premiação foi criada em 2019 como uma homenagem às passadas, presentes e futuras cientistas brasileiras que se destacam, levando o nome da primeira presidente mulher da SBPC, Carolina Martuscelli Bori.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em 11 de fevereiro de 2021. A data celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | "A coisa mais revolucionária que nós mulheres podemos fazer é estudar", afirma professora universitária

| As mulheres na ciência

Quem pode se inscrever

 

As indicações para a categoria Meninas na Ciência serão feitas pelas escolas, universidades e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional. Cada indicação deve ser justificada, contendo informações como uma mini biografia da candidata (meia página), currículo atualizado na Plataforma Lattes e, pelo menos, uma carta de recomendação do orientador do projeto.

Também é necessário que a candidata encaminhe um documento explicando o desenvolvimento da pesquisa/atividade, os objetivos e a relevância dele. O projeto não precisa estar concluído, avisa a SBPC, pode ser um relato sobre o que está em andamento. “A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades desenvolvidas com ajuda da professora orientadora”, reforçam.

Já se a indicação for pelo desempenho destacado em feiras, olimpíadas e similares, a documentação deve comprovar a participação e o desempenho nessa atividade.

LEIA TAMBÉM | Inesp lança projeto que aborda histórias inspiradoras de cearenses em olimpíadas científicas

Inscrições

 

As inscrições seguem até dia 31 de outubro de 2020. Elas deverão ser enviadas, juntamente com a documentação necessária, ao e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br. O anúncio das premiadas será feito no dia 15 de janeiro de 2021.

As vencedoras ganham uma placa, um diploma e um voucher de passagem aérea nacional e hospedagem. O voucher será utilizado para permitir que a premiada participe da Reunião Anual da SBPC. A premiada da categoria “Meninas na Ciência” terá direito, além da sua passagem e hospedagem, a um acompanhante e apresentará seu trabalho na sessão de pôsteres da Reunião Anual da SBPC.

Acesse o edital do Prêmio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar