2026 é o ano do cavalo no horóscopo chinês; o que significa?

O Cavalo, signo da astrologia chinesa, é o regente de 2026; saiba as previsões para os outros 12 signos chineses

22:19 | Jan. 16, 2026

Por: Júlia Honorato
Horóscopo chinês: Boi terá um ano em que descobertas e dinâmicas serão favorecidas (foto: Imagem de freepik)

Com o início do ano, algumas pessoas procuram por previsões para os próximos doze meses para, assim, planejar seus próximos passos. Um dos métodos mais considerados é a do horóscopo chinês.

Seguindo o conceito de ciclos que se iniciam ou concluem, é baseado na astrologia de bazi (quatro pilares da vida, em português). É concentrada na interação entre os elementos de madeira, fogo, terra, metal, água, combinados com os fluxos das polaridades Yin/Yang.

O calendário chinês considera tanto o ciclo lunar quanto o solar. Em 2026, o Ano-Novo Lunar começa em 17 de fevereiro, enquanto o ano solar tem início em 3 de fevereiro, com o termo solar Li Chun.

A Astrologia Chinesa dos Quatro Pilares do Destino, do estudo dos 12 animais do zodíaco chinês, é baseada no fluxo lunar. Com isso, as previsões são feitas de acordo com a energia para cada um deles, a partir da data de início deste ano.

Em 2026, o Cavalo de Fogo Yang será o regente na energia geral. Assim, quem o tem como regente ou os signos similares, como o Dragão, a Cabra, o Cachorro e o Tigre, terão as suas energias influenciadas positivamente.

Isso significa que será um ano associado ao movimento, autonomia e expansão. Quando combinado com o elemento do Fogo, na polaridade Yang, a energia é direta intensa, marcando um 2026 ativo e com acontecimentos rápidos

Por isso, O POVO entrevistou Aline Mendes, mestre em Feng Shui e profissional da astrologia chinesa, para saber o que cada signo deve esperar para o novo ano.

Horóscopo chinês 2026: veja previsões para cada signo

Cavalo

Após um ano que pedia paciência e cuidado, 2026 aguarda um ano de iniciativa e coragem para o Cavalo.

Os próximos doze meses serão marcados pela intensificação do impulso para sair de um período de cautela, favorecendo o início de novos projetos e decisões ousadas, assim como mudanças rápidas.

Quando combinado com o Fogo em Yang, as previsões são ainda mais ativas e diretas. Em geral, é um ano de destaque para processos individuais e coletivos, focando, principalmente, na marca pessoal por meio da comunicação - seja visual ou verbal.

Apesar da intensidade do fluxo que indica positividade, o excesso do elemento pode gerar sobrecarga, ansiedade e desgaste físico e emocional, segundo Aline. “O convite do ano não é apenas agir mais, mas agir com consciência”.

A profissional aconselha o equilíbrio, dosando o ritmo, por um planejamento prévio de atividades. “Metas claras ajudam a canalizar a velocidade do ano de forma produtiva”, explicou.

Algumas práticas - como caminhadas, dança, yoga, meditação, práticas de aterramento e momentos de pausa - foram os indicados pela profissional para manter o fluxo saudável do ano.

De maneira geral, 2026 “favorece quem se move com propósito, presença e equilíbrio, transformando ação em realização consistente”, disse Aline.

Com isso, é o momento ideal para avançar em diversas áreas da vida, mas com sabedoria e sem ser consumido pelo impulso.

Rato

Pela regência no Cavalo, neste ano, o Rato promete aceleração de atitudes, mas exige o equilíbrio entre elas, evitando desgastes.

Para 2026, será positivo no trabalho, com destaque à criatividade sem excessos. No amor, pede harmonia entre impulso e sentimento, podendo ter desafios diante de situações românticas.

Boi

Já o Boi terá um ano em que descobertas e dinâmicas serão favorecidas. Relacionamentos sociais e a vida profissional poderão ser ampliadas ou construídas de forma sólida.

Além disso, a criatividade surge para o signo como uma oportunidade de renovação e aprofundamento de conexões e trabalhos.

Tigre

Após um ano que prometeu grandes desafios, o Tigre oferece oportunidades e boa sorte. É um dos animais de combinação mais favorável com o Cavalo.

O amor é uma das áreas mais favorecidas, ressurgindo a criatividade como maneira de fortalecer laços.

2026 requer, também, atenção ao limite de energia. Aline explica que a área que pode ser afetada por isso é a profissional, indicando cuidar e administrar o ritmo, evitando desgastes.

Coelho

O Coelho aguarda por um 2026 com disciplina e limites para evitar sobrecarga, principalmente no trabalho, que pode apresentar demandas intensas.

Como conselho, sensibilidade e diplomacia ajudam a manter relações equilibradas. No profissional, é essencial não se precipitar.

Dragão

Favorecido pelo Cavalo de Fogo, o Dragão terá a renovação de energias, beneficiando, principalmente, o amor e novos projetos.

O signo também abre espaço para aventuras e iniciativas ousadas. Ao mesmo tempo, o que for iniciado pede coragem e cautela, equilibradas.

Serpente

Ambição e a necessidade de autocuidado serão intensificados para a Serpente. Em 2026, pela energia do Fogo, esses aspectos entram em destaque.

Apesar das influências positivas, sua energia pede por observação, principalmente no amor e no trabalho. “Atenção aos detalhes será chave para evitar excessos e esgotamento”, disse Aline ao O POVO.

Em 2025, regido pela Serpente, o ano favoreceu características como introspecção e estratégia.

Cabra

Também favorecida pelo signo regente em 2026, a Cabra terá energia canalizada pela estabilidade e criatividade para fortalecer o ambiente e conexões.

Aproveitando das características em destaque, cuidar das emoções - sem reatividade excessiva - no amor, assim como organizar e preparar uma expansão social são conselhos essenciais.

Macaco

O ano do Macaco espera desafios energéticos que podem surgir na falta de foco e priorização. Assim, pode tender para um desequilíbrio.

Por isso, Aline aconselha a escolha de batalhas importantes no amor e concentração no essencial no trabalho, evitando dispersões.

Ao contrário dos outros signos, que pedem pelo uso da criatividade para o ano quando têm compatibilidade com o Cavalo, exige disciplina para manter o equilíbrio em momentos desafiadores.

Galo

O Galo também é propenso para enfrentar maiores dificuldades em 2026, arriscando desgaste físico e emocional na falta de atenção.

Por isso, pede pela conexão e fortalecimento de relações. A conexão com ambientes relacionados à calma e segurança, assim como a divisão de responsabilidades, são caminhos para enfrentar o ano sem peso.

Cachorro

Outro com compatibilidade com o Cavalo, o Cachorro tem destaque na expressão de alegria e espontaneidade, principalmente em relações.

Com foco no otimismo, permita que a energia favoreça ações naturais em ambientes de troca, como no trabalho. De forma geral, 2026 será um ano de sorte e harmonia para o signo.

Javali

Lucidez e ação, equilibradas, são centrais para o Javali em 2026. O ano pede por uma administração da energia emocional e prática.

Diante de possíveis desafios, o uso da sensibilidade e da intuição são aconselhados na experiência e para aproveitar oportunidades.