Participamos do

Demitido durante a pandemia, vencedor do Masterchef doa premio em dinheiro; aprenda como fazer o prato da vitória

Salvador conta que nada seria possível sem o apoio da esposa, Ana Paula, com quem é casado há 15 anos, e pelos filhos, Ana Beatriz, Gabriela e Eduardo
15:16 | Set. 16, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Aos 58 anos, o administrador de empresas, Salvador, levou a melhor e venceu o MasterChef Brasil desta terça-feira, 15.Tímido em frente às câmeras, mas experiente no fogão de casa, ele embarcou no amor que tem por cozinhar, que faz parte de sua rotina, e enfrentou o desafio de executar pratos com tempo cronometrado e tendo que apresentar para a banca de chefs do programa. Mesmo pensando em desistir dias antes, o paulista saiu vitorioso do programa. Além de levar o 10º troféu da temporada, ganhou o prêmio de R$ 5 mil e, mesmo desempregado, fez questão de doar o para alguma instituição de caridade.

Em entrevista ao portal da Band, ele conta que foi demitido por causa da pandemia. Mesmo assim, segundo ele, o fator social da 7ª edição do MasterChef foi fundamental na sua decisão de doar a quantia. “Não entrei no programa pelo dinheiro. É claro que ele seria importante porque não estou trabalhando e não tenho uma reserva financeira, mas tem gente que está passando por uma situação ainda mais delicada do que a minha e é preciso ajudar quem precisa”, afirma.

LEIA MAIS | MasterChef Brasil de hoje, terça, 15 de setembro (15/09): participantes farão receitas indicadas por famosos 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Salvador conta que nada seria possível sem o apoio da esposa, Ana Paula, com quem é casado há 15 anos, e pelos filhos, Ana Beatriz, Gabriela e Eduardo. A família insistiu para que ele participasse do programa. O cozinheiro conta que teve que enfrentar o gelo da esposa por dois dias quando disse que desistiria. A filha, Ana Beatriz, também amoleceu o coração do pai. “Ela me chamou de covarde e isso me incomodou muito. Depois, quando mudei de ideia, a Bia escreveu uma cartinha pra mim dizendo que eu a ensinei a enfrentar tudo na vida e deveria lidar com isso. Trouxe a carta como amuleto para o programa e não tirei do bolso", relembra ele.

LEIA MAIS | Com medidas preventivas ao novo coronavírus, nova edição do MasterChef é confirmada

Cozinhar foi algo que sempre fez parte de suas lembranças, entre elas, os almoços de domingo na casa da avó, Lygia, que sempre preparava macarronada enquanto o neto a auxiliava ainda criança, aos 6 anos. Esse momento de união envolvendo a comida foi passada em geração. Agora, Salvador faz questão de a cada aniversário, preparar a comida favorita de cada um.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

A prova

Na primeira prova da noite, começou com a caixa misteriosa dos famosos, em que cada participante teria que cozinhar o prato de uma personalidade. Salvador acabou ficando com a caixa do cantor Nando Reis, um dos artistas favoritos de sua esposa. O prato escolhido foi uma parmegiana.

Já na segunda etapa, eles tiveram que reproduzir um peixe na crosta de sal grosso, uma especialidade do chef Henrique Fogaça, que garantiu sua vitória acompanhado por arroz de amêndoas e molho siciliano.

Confira como fazer a receita

Ingredientes

1 peixe pargo com escamas

400 gramas de sal grosso

5 claras de ovo

1 maço de sálvia

1 maço de alecrim

1 maço de manjericão

1 maço de salsinha

50 gramas de coentro (semente)

200 gramas de arroz tipo 1

200 gramas de amêndoas em lasca

100 gramas de nozes

200 gramas de manteiga

500 ml de creme de leite fresco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 cabeça de alho

4 limões sicilianos

1 lima de persa

Modo de preparo

Peixe: misture o sal grosso com as ervas picadas e as claras. Numa assadeira, faça uma cama com o sal temperado. Coloque o peixe e cubra com o sal temperado. Asse a 200°C por 30 min.

Arroz com amêndoas: frite alho e cebola na manteiga. Acrescente o arroz e cubra com 2 xícaras de água. Deixe ferver. Numa frigideira coloque 50 g de manteiga e alho para dourar. Adicione amêndoas, nozes e deixe fritar. Salpique salsinha, sal, pimenta-do-reino a gosto e misture bem ao arroz.

Molho siciliano: derreta a manteiga numa frigideira alta, frite 1 dente de alho picadinho e cubra com 500 ml de creme de leite fresco. Acrescente raspas da casca de 2 limões sicilianos. Desligue e coloque o suco de 1 limão, mexendo sem parar. Adicione uma pitada de açúcar, sal e 1/2 suco de lima de persa.

Retire o peixe do forno e deixe esfriar por 10 min. Quebre a crosta de sal grosso e retire a pele do peixe. Fatie e coloque no prato sobre o molho e arroz ao lado. Sirva com o molho à parte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar