Ex-BBB Matteus Alegrete usou cota racial para entrar em faculdade

Faculdade no Rio Grande do Sul afirma que ex-BBB Matteus, o Alegrete, se autodeclarou preto em inscrição de edital

O ex-participante do Big Brother Brasil 2024 (BBB 24) Matteus Amaral, o “Alegrete”, foi acusado de usar cota racial para ingressar em uma faculdade pública.

A denúncia foi divulgada nesta semana pelo site Notícias da TV, que detalhou que o vice-campeão do reality da Globo se declarou preto para obter uma vaga no curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em 2014.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o site, Matteus se inscreveu em dois editais da faculdade, ambos se autodeclarando preto, no ano de 2014. No primeiro edital, o ex-BBB foi desclassificado por ter zerado a prova de redação. Já no segundo, Alegrete passou e foi aceito na IFFar por meio das cotas raciais.

Durante sua participação no BBB 24, Matteus chegou a comentar a trajetória no Instituto, afirmando ter cursado até o quinto semestre de Engenharia Agrícola.

Clique aqui para acompanhar as principais notícias de famosos, da TV e de realities no canal do O POVO no WhatsApp

Faculdade afirma que ex-BBB Matteus se autodeclarou preto em inscrição

Ao Extra, o IFFar encaminhou uma nota que confirma que a inscrição de Matteus Amaral no curso foi “feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos".

Detalhando que o vice-campeão do reality da Globo não é mais estudante do Instituto, a nota acrescenta que “naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”.

Leia também | Ex-BBB Lucas Buda planeja 'carreira’ em plataforma de conteúdo adulto

“Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato. Os editais, contudo, continham a informação de que, 'a constatação de qualquer tipo de fraude na realização do processo sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da Lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula’”, detalha o comunicado.

Até o momento, o vice-campeão do BBB 24 Matteus Amaral não se pronunciou sobre o caso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

celebridades

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar