Confira 10 curiosidades sobre o BBB1, reexibido pelo Viva a partir desta terça

A temporada foi ao ar originalmente entre fevereiro e abril de 2002, seguida no mês seguinte pelo "BBB2". Com 12 participantes, o "BBB1" rendeu briga por leite condensado, discussão sobre transtorno alimentar, e até uma apresentadora rebaixada por gafes

A primeira edição do reality show de confinamento “Big Brother Brasil” será reexibida pelo canal Viva a partir de 19h30min de terça-feira, 11. Aos domingos, a atração será exibida às 23h30min. A temporada foi ao ar originalmente entre fevereiro e abril de 2002, seguida no mês seguinte pelo “BBB2”.

“Essa parceria com o Viva vai trazer aquele ótimo gostinho de nostalgia da marca fenômeno que marcou gerações, e continua conquistando uma audiência engajada e fiel em todas as plataformas, mesmo após mais de 20 edições desde sua estreia”, disse em entrevista ao portal O Globo a vice-presidente latinoamericana da Banijay Endemol Shine, empresa detentora do reality, Michelle Wasserman.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com 12 participantes, o “BBB1” rendeu briga por leite condensado, discussão sobre transtorno alimentar, e até uma apresentadora rebaixada por gafes. O POVO preparou 10 curiosidades sobre a primeira temporada do reality show de confinamento. Confira:

1. Lançado poucos dias após o fim da “Casa dos Artistas”, reality show da emissora SBT, o “BBB1” se propunha a tornar pessoas anônimas em celebridades. Isso, porém, foi questionado. Alguns participantes, como Kleber Bambam, Gabeh Carvalho, Helena Louro e Vanessa Pascale, já haviam aparecido em programas de TV, editoriais de moda, entrevistas e até filme.

2. O “BBB1” é a temporada mais curta do reality show, com apenas 64 dias de confinamento. Foram 36 dias a menos que a última edição exibida pela TV Globo, o “BBB21”, que teve 100 dias e ainda um episódio especial intitulado “BBB Dia 101”.

LEIA MAIS | Fenômeno Juliette: 25 músicas foram criadas para a paraibana durante os 100 dias

3. A atriz Marisa Orth apresentou a temporada ao lado de Pedro Bial, mas foi rebaixada para uma conversa semanal com os brothers após cometer duas gafes. Na primeira, ela anunciou um indicado ao paredão antes mesmo do líder responsável falar. Mais tarde, anunciou quem havia sido eliminado antes do tempo previsto pela produção.

Marisa se tornou uma espécie de "psicóloga" após sair da apresentação do programa
Marisa se tornou uma espécie de "psicóloga" após sair da apresentação do programa (Foto: Reprodução)

4. O primeiro “fogo no parquinho” do “BBB” foi causado por uma lata de leite condensado. Irritado por não ter comido um bolo de banana, o modelo carioca Bruno Saladini descontou sua chateação no leite condensado. Sua conterrânea, a cantora Cristiana Machado, se queixou da situação e até ofereceu seu pedaço do bolo, sem resultado. Os dois discutiram e ela chegou a chorar com os desabafos do brother.

5. Com 68% dos votos da audiência, o dançarino Kleber Bambam foi o primeiro campeão do “BBB”, ganhando o prêmio de R$ 500 mil. Uma das cenas mais memoráveis do paulista é convivendo com sua companheira inanimada Maria Eugênia, uma boneca de sucata que ele criou quando começou a se sentir isolado no jogo.

O campeão Kleber Bambam e sua companheira Maria Eugênia
O campeão Kleber Bambam e sua companheira Maria Eugênia (Foto: Reprodução)

6. A vitória de Kleber consagrou o último episódio da temporada como o mais assistido da história do reality show. Com 59 pontos registrados pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a noite de 2 de abril de 2002 foi histórica. Em termos gerais de audiência, o “BBB1” fica em quinto lugar em relação às outras edições: a média geral de espectadores mais alta foi conquistada pelo “BBB5”, com 47.29 pontos.

7. O legado do “BBB1” vai além da audiência. Foi naquela edição que o termo “paredão” foi cunhado. O artista plástico baiano Adriano de Castro comparou a “berlinda” — como era chamado o processo de eliminação — a um “paredão de fuzilamento”. O termo fez sucesso e hoje faz parte do vocabulário oficial do reality.

LEIA MAIS | Saiba o paradeiro dos cearenses que já participaram do "BBB"

8. Questões sociais foram dialogadas pelos confinados já na primeira edição do reality. No “BBB1”, a empresária paulista Alessandra Begliomini, mais conhecida como Leka, foi flagrada forçando o próprio vômito diversas vezes, trazendo à tona discussão sobre bulimia. Hoje com 46 anos, Leka é mãe de dois adolescentes e, em seu Instagram, costuma publicar conteúdo cotidiano e relacionado a dietas e hábitos de alimentação saudáveis.

Hoje, Leka tem 46 anos e dois filhos
Hoje, Leka tem 46 anos e dois filhos (Foto: Reprodução/Rede Globo e Instagram)

9. Não seria “Big Brother Brasil” se não tivesse algum assunto relacionado à polícia. Nascido em Angola e criado na França, o cabeleireiro Sergio Campo quase foi deportado na primeira semana de jogo. Isso porque a Polícia Federal compreendeu como “mudança de emprego” a saída do angolano de um salão de beleza no Rio de Janeiro para o confinamento. Essa mudança não estava prevista no visto que Sergio tinha. Ele, apesar disso, continuou no programa até sua eliminação, na nona semana.

10. O bom filho a casa torna. Kleber Bambam retornou ao confinamento na 13ª edição do reality, junto de outros ex-BBBs: Dhomini do “BBB3”, Fani do “BBB7”, Natália do “BBB8”, Anamara do “BBB10” e Eliéser do “BBB10”. Bambam foi o primeiro líder do jogo, mas desistiu após apenas cinco dias de estadia. No seu lugar, a produção do programa escalou Yuri do “BBB12”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

curiosidades big brother brasil 21 bbb1 reexibido canal viva 10 curiosidades bbb1

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar