Conheça Campina Grande, a cidade de Juliette, vencedora do BBB21

Descubra a história por trás do município que ganhou relevância nacional após a participação de Juliette Freire no BBB 21

Que Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil 21, é um fenômeno nas redes sociais isso todo mundo já sabe, mas há outro lugar onde a maquiadora também está em alta no "queridômetro": Campina Grande (PB), sua cidade natal. Homenageada em placas e muros espalhados pelo município e ganhando apoio frenético de artistas locais e moradores da região, a paraibana conquistou a cidade de que tanto mostrou orgulho e agora se assemelha a ela no que diz respeito a "crescer de forma surpreendente".

O município é o maior do Agreste paraibano e tem atualmente uma população estimada em aproximadamente 407.472 habitantes, espalhados em uma área geográfica de 644,1 quilômetros quadrados. Além de ser palco de pontos turísticos como o Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC), Campina Grande é idealizadora do "maior São João do mundo", disputando o título apenas com Caruaru, em Pernambuco.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Juliette, no centro da foto, posando ao lado dos irmãos e da mãe em frente ao salão de beleza que a família mantinha na cidade
Juliette, no centro da foto, posando ao lado dos irmãos e da mãe em frente ao salão de beleza que a família mantinha na cidade (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

O festejo, tradição do Nordeste, é organizado todos os anos pela Prefeitura de Campina Grande e atrai multidões de pessoas ao Parque do Povo, onde quadrilhas e músicos conduzem e animam o evento. Como uma boa paraibana, Juliette mostrou que "respira" São João e falou diversas vezes sobre o momento festivo dentro da casa mais vigiada do Brasil, prometendo levar os brothers e sisters para dar "aquela espiadinha" na comemoração quando a pandemia acabar e a festa tornar a ser possível de acontecer. 

| SOBRE O ASSUNTO |

Cearense comemora aniversário com tema "‘Juliette"’: "Eu amo o Nordeste, igual a Juliette"

Juliette Freire: 10 curiosidades sobre a participante do BBB 21

Políticos tentam surfar na popularidade de Juliette Freire, participante do BBB21

BBB 21 chega ao fim: do cancelamento de famosos à ascensão dos anônimos, programa mobilizou internet

Quem não for adepto ao evento ou frequentar a cidade fora de época pode ainda conhecer a região por meio de seus equipamentos de cultura e lazer. Além do MAAC, o município tem entre seus atrativos a Vila do Artesão, Praça da Bandeira, Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, Galeria Assis Chateaubriand, Teatro Municipal e a Feira Central- considerada como patrimônio cultural do Brasil. 

A história por trás da "cidade de Juliette" 

 

Campina Grande foi elevada à categoria de cidade em 1865, crescendo por meio da produção de algodão e se tornando, no fim do século XIX, o município mais próspero do interior do Nordeste. A região também alcançou, anos depois, o título de terceira praça algodoeira do mundo- mas acabou apresentando uma decadência em relação ao cultivo da cultura por questões de logística e de concorrência no mercado.

Apesar disso, o município teve um crescimento industrial que o tornou um dos principais polos industriais da Região Nordeste. A cidade também tem sido referência no que diz respeito à tecnologia, por ter empresas e equipamentos que impulsionam o desenvolvimento desse nicho. Por exemplo, em 2001, a revista americana Newsweek chegou a citar Campina Grande "como uma das nove cidades do mundo que representam a nova vertente de Centro de Tecnologia".

Dois anos depois do reconhecimento, em 2003, a cidade foi chamada de “ Vale do Silício Brasileiro”, comparada a região que abriga start-ups e empresas globais de tecnologia, como Apple, Facebook e Google. A comparação veio pelo trabalho desenvolvido no município envolvendo pesquisas tecnológicas- principalmente as voltadas para "o melhoramento genético do algodão colorido natural".

São, atualmente, cerca de 76 empresas produtoras de software localizadas na cidade, onde trabalham mais de 500 pessoas formadas na área e especializadas no segmento. No geral, os funcionários que atuam à frente desse ramo faturam R$25 milhões por ano- número equivalente a 20% da receita municipal. 

Homenagem nas redes sociais

 

Quando Juliette virou um fenômeno, batendo recordes cada vez mais impressionantes no Instagram, a cidade de onde veio e a qual sempre fez questão de citar dentro do programa, também ganhou reconhecimento. Prova disso é que a prefeitura de Campina Grande chegou a manifestar apoio à maquiadora na rede social, afirmando que ela fez com que o município- entre outros, conquistasse o País.

"Não podemos negar: através da força, persistência e simplicidade da @juliette, a nossa cidade ganhou notoriedade e conquistou o Brasil inteirinho. Nada mais justo, que torcer e votar muuito para nossa menina arretada, que levou o nome, a nossa cultura e tradição para as telas do @bbb", escreveu o órgão.

Além disso, artistas da cidade têm protagonizado ações como pinturas que fazem homenagem à maquiadora em outdoor, placas e até mesmo em portas de estabelecimentos como bares. No perfil da empresa que divulga o São João campinense, é possível acompanhar músicas criadas por artistas locais e mensagens de moradores apaixonados pela trajetória da conterrânea.

Confira os pontos turísticos da cidade:

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Com informações da Prefeitura de Campina Grande

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

campina grande história juliette freire campina grande campeã bbb 21 big brother brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar